sexta-feira, 22 de junho de 2012

Pojeto Oralidade: Repórter -Mirim



PROJETO ORALIDADE:
REPÓRTER- MIRIM














SALVADOR
2011

















PROJETO ORALIDADE:
REPÓRTER- MIRIM
















                    










SALVADOR
2011




 Projeto Oralidade: Repórter- mirim

Tema da proposta: Aniversário da Escola
Identificação da escola:
Escola Municipal Anjos de Rua, situada à Rua Deputado Paulo Jackson s/n, Piatã,Salvador, Bahia
Público a ser envolvido: alunos das turmas: 3º, 4º e 5º Ano, dos Ciclos I e II, do Ensino Fundamental I
Professores responsáveis: Nancy Schuwartz de Castro Borges, Ana Paula Stauldt e Tereza Selma Cavalcante
Período de realização: Mês de abril de 2011, com 3 horas –aula semanais, totalizando 9 horas-aula.

JUSTIFICATIVA

Justifica-se trabalhar com este Projeto porque a nossa escola está completando dezesseis anos e tendo em vista que os alunos estão trabalhando com várias atividades relativas ao assunto, o qual desperta o interesse por informações e é um conteúdo contextualizado, sentimos necessidade de trabalhar com o mesmo em nossas aulas de Língua Portuguesa de forma interdisciplinar, uma vez que utilizamos os eixos desta disciplina nas demais.
A Escola tem uma história interessante, a começar por seu nome. Apesar de ser uma construção simples e ter uma localização de difícil acesso, muitas pessoas trabalharam para que fosse edificada e funcionasse. Para conhecer todo este processo, os alunos farão entrevistas com a fundadora da comunidade, seu presidente, pessoas que já residem há muito tempo no local e funcionários antigos da escola.
O objetivo desta atividade é possibilitar aos alunos condições de participar de situações comunicativas simulando programas de rádio, para que desenvolvam suas habilidades de leitura, escrita e principalmente a oralidade que é um instrumento social e é necessário que os alunos percebam seu valor e sua função na construção da informação e do conhecimento, pois é principalmente através da fala que nos comunicamos, expressamos nossas idéias, opiniões, podemos narrar fatos e conhecer tradições dos mais variados lugares.
Sobre isto Lilian Kelly Caldas em seu texto: Trabalhando tipos/gêneros textuais em sala de aula: uma estratégia didática na perspectiva da mediação dialética, diz:“A linguagem existe a serviço da comunicação e possui função de mediação nas práticas sociais. A mediação entre os homens se faz por intermédio da palavra e a capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los se dá por intermédio da linguagem”.
A função da escola, quanto à oralidade, é muito importante. A criança aprende a língua no seu ambiente social. Quem nasce em um ambiente letrado tem a oportunidade de aprender a se comunicar melhor desde cedo. Se os Gêneros Textuais da Oralidade não forem trabalhados na escola os alunos que não tiveram esta oportunidade estarão sempre com um déficit em sua comunicação e na construção de seu conhecimento.
Através de intervenções didáticas durante este Projeto os alunos deverão desenvolver o seu senso critico, suas habilidades de leitura, escrita e sua oralidade, utilizando a linguagem radiofônica, com o Gênero da Oralidade: Entrevista e os recursos tecnológicos, principalmente o rádio, como aliados ao seu processo de aprendizado.

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

  • Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, possibilitando aos alunos condições de participar de situações comunicativas simulando programas de rádio, nas quais envolva o público, o planejamento da fala e uso de recursos tecnológicos auxiliares, principalmente o rádio, para que eles desenvolvam assim suas habilidades de leitura, escrita e sua oralidade.


Objetivos específicos:
  • Sistematizar o conhecimento dos alunos sobre a História da Escola e o Gênero da Oralidade: Entrevista .
  • Desenvolver as habilidades de ouvir e utilizar a fala para expressar idéias, emitir opiniões e pontos de vista.
  • Produzir textos orais, individuais ou coletivos, a partir de temas propostos e livres.
  • Utilizar a entonação, a dicção, a postura em situações comunicativas, tais como entrevistar a fundadora da comunidade, seu presidente, pessoas que já residem há muito tempo no local e funcionários antigos da escola.
  • Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos, principalmente o rádio, como aliados ao processo de aprendizagem.

Gênero Textual:
Trabalharemos com Gênero da Oralidade: Entrevista e concomitantemente trabalharemos com a transposição do gênero trabalhado para a escrita.
“A entrevista é um método de recolha de informações que consiste em conversas orais, individuais ou de grupos, com várias pessoas seleccionadas cuidadosamente, cujo grau de pertinência, validade e fiabilidade é analisado na perspectiva dos objectivos da recolha de informações (Ketele, 1999: 18).
O trabalho será realizado com o tipo de entrevista guiada , onde os entrevistadores utilizarão o “guião” de entrevista, que é um conjunto de questões que o repórter -mirim utilizará em sua entrevista..








PROBLEMATIZAÇÃO
O que sabemos?
·        A escola está completando 15 anos de fundação e os alunos têm interesse por informações sobre o assunto.
·        Poderemos utilizar este evento para os alunos evoluírem sua oralidade, leitura escrita, produção de textos e seu senso crítico.
 O que temos na escola e poderemos utilizar:
·        Caixa de som  e microfone para simular o programa radiofônico
·        Rádio para os alunos ouvirem entrevistas
·        Computadores, que mesmo sem estar instalada a Internet, poderemos utilizar para digitar textos trabalhados durante o projeto.
·        Gravador para gravar os programas
·        A impressora da escola para imprimir textos produzidos por alunos e reprodução de textos diversos
·        Câmera Fotográfica e Filmadora, para fotografar e filmar as várias etapas do desenvolvimento do Projeto.
·        Câmera Fotográfica para fotografar e fazer slides, para alunos e professores observarem as etapas do trabalho e depois montar estratégias para melhorá-las.
·        A Filmadora para fazer vídeos com os mesmos objetivos da Câmera Fotográfica.
·        TV  e CD Player  para assistir a entrevista
·        Micro System para ouvir a entrevista gravada anteriormente e as entrevista dos alunos depois montar estratégias para melhorá-las.
·        Data Show para exibir slides e vídeos
O que queremos saber?
    Sobre a História da Escola:
  • Quando esta escola foi construída?
  • Porque esta escola foi construída  neste local?
  • É importante ter uma escola em um lugar onde não existe meios de transporte?
  • Qual a origem do nome da escola?
  • Com que verba foi construída a escola?
  • Só com a venda dos anjinhos daria para construir a escola?
  • Qual a participação da comunidade na construção da escola?
  • Por que dizemos que está é uma escola conveniada com a Rede Municipal?
  • É importante para a escola manter projetos como o Escola Aberta e o mais educação?
  • Para a comunidade qual a importância desta escola ?
  • Observando a escola os moveis são conservados e as paredes não são riscadas nem pichadas, por qual motivo os alunos ajudam a conservá-la?
  • Como as professoras e funcionários chegam à escola?
Sobre o Gênero Textual Entrevista :
·        O que é entrevista?
·        Quem é o entrevistador ?
·        Quem é o entrevistado?
·        O que é a pauta e o que deve ser contido nela?
Tipo de entrevista: Entrevista Guiada
       Preparação e Planejamento
·         A quem perguntar [como selecionar os  entrevistados)
·         _   O que perguntar [tópico guia ou guião];
·        O que é o guião e sua utilidade neste tipo de entrevista

Como vamos fazer?
        Ações para o desenvolvimento do assunto:
Sobre a escola :
  • Contar a História da Escola.
  • Cantar a paródia Anjos de Rua, feita com   a Música: Sorte Grande de Ivete Sangalo
Sobre o Gênero da Oralidade:Entrevista  
  • Gravar uma entrevista de rádio para os alunos ouvirem, que lhes sirva de referência .
  • Gravar uma entrevista de televisão para os alunos observarem a postura, entonação e dicção dos repórteres.
  • Explicar o Gênero da Oralidade:Entrevista .
            Sugerir entrevistas com a fundadora da comunidade, seu presidente, pessoas a que já residem há muito tempo no local e funcionários antigos da escola.
  • Solicitar que pesquisem historicamente como foi o processo da construção e fundação da escola
  • Explicar novamente, como a atividade será desenvolvida, sobre o Gênero Textual.
  • Realizar as entrevistas  planejadas


INTERVENCÕES
Intervenção I - Sistematização do Conhecimento
PRIMEIRO ENCONTRO:
  • Contar a História da Escola.
  • Cantar a paródia Anjos de Rua, feita com   a Música: Sorte Grande de Ivete Sangalo
  • Conversa informal com as crianças para recolher os conhecimentos prévios sobre História da Escola e o Gênero da Oralidade: Entrevista .
  • Fazer questionamentos:
  1. Quando esta escola foi construída?
  2. Porque esta escola foi construída  neste local?
  3. É importante ter uma escola em um lugar onde não existe meios de transporte?
  4. Qual a origem do nome da escola?
  5. Com que verba foi construída a escola?
  6. Só com a venda dos anjinhos daria para construir a escola?
  7. Qual a participação da comunidade na construção da escola?
  8. Por que dizemos que está é uma escola conveniada com a Rede Municipal?
  9. É importante para a escola manter projetos como o Escola Aberta e o mais educação?
  10. Para a comunidade qual a importância desta escola ?
  11. Observando a escola os moveis são conservados e as paredes não são riscadas nem pichadas, por qual motivo os alunos ajudam a conservá-la?
  12. Como as professoras e funcionários chegam à escola?
  13. Sobre o Gênero Textual Entrevista :
  14. O que é entrevista?
  15. Quem é o entrevistador ?
  16. Quem é o entrevistado?
  17. O que é a pauta e o que deve ser contido nela?
  18. Tipo de entrevista: Entrevista Guiada
  19. Preparação e Planejamento
  20. A quem perguntar [como selecionar os  entrevistados)
  21. O que perguntar [tópico guia ou guião];
  22. O que é o guião e sua utilidade neste tipo de entrevista;

Intervenção II - Ações para Desenvolver os Conteúdos Conceituais e Atitudinais
SEGUNDO ENCONTRO:
Ações para apreensão do assunto:
Conversa informal com as crianças para recolher os conhecimentos prévios sobre História da Escola e o Gênero da Oralidade: Entrevista .
Apresentar exemplos de Entrevistas radiofônicas e televisivas para desenvolver as habilidades de ouvir e observar a entonação, a dicção, a postura em situações comunicativas.
TERCEIRO ENCONTRO:
Discutir com os alunos as características do Gênero da Oralidade: Entrevista e as especificidades das entrevistas televisivas e as do rádio .
Explicar sobre o Gênero Textual Entrevista :
·        O que é entrevista.
·        Quem é o entrevistador .
·        Quem é o entrevistado.
·        O que é a pauta e o que deve ser contido nela.
·        O que é o guião e sua utilidade neste tipo de entrevista



QUARTO ENCONTRO:
Solicitar que pesquisem historicamente como foi o processo da construção e fundação da escola
QUINTO ENCONTRO:
Explicar que para eles que ainda são pequenos o melhor tipo de entrevista: é a Entrevista Guiada
Sugerir entrevistas com a fundadora da comunidade, seu presidente, pessoas a que já residem há muito tempo no local e funcionários antigos da escola.
Explicar a importância dessas pessoas serem entrevistados
Ajudá-los na Preparação e Planejamento
a)A quem perguntar [como selecionar os  entrevistados)

b )O que perguntar [tópico guia ou guião];
Os alunos em grupos ou individualmente produzirão os textos dos “guiões” , ou seja as entrevistas .
SEXTO ENCONTRO:
Continuação da produção da aula anterior
As  entrevistas  produzidas na aula anterior serão copiadas no quadro e todos os alunos irão ler e com a ajuda da professora  irão opinar se os questionamentos estão  adequados a cada entrevistado.
SÉTIMO ENCONTRO:
Os alunos irão escolher quais serão os repórteres -mirim que irão entrevistar cada pessoa. Sendo que cada um pertencerá a uma equipe.
Intervenção III - Contato e utilização dos recursos tecnológicos
OITAVO ENCONTRO;
Realização das  entrevistas  planejadas
Filmagem das mesmas, depois montar estratégias para melhorá-las.
Gravar as entrevistas para ouvi-las com o mesmo objetivo
Intervenção IV - Situações de Socialização
NONO ENCONTRO:
Exibir com o Data Show as entrevistas no laboratório de Informática para que os alunos das demais classes possam assisti-las.
Ouvir as entrevistas.

MÍDIAS E TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS PARA INTEGRAR O PROJETO
Caixa de som, microfone , rádio ,computadores, gravador, impressora, câmera fotográfica, filmadora,TV ,CD Player, Data Show, Micro System, mídias de CD e  DVD


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROJETO
  • Avaliação do aluno: Acontecerá durante o desenvolvimento do trabalho, as novas informações adquiridas, as dúvidas, as questões esclarecidas e as conclusões construídas serão avaliadas e compartilhadas constantemente.

  • Avaliação do projeto: Será feita pelos professores, no decorrer do trabalho para verificar o desenvolvimento.
      Em caso de necessidade, fazer alguma modificação.
      Após a culminância do projeto, registrar os resultados obtidos, os quais serão compartilhados com professores e a Direção no AC da Escola.




REFERÊNCIAS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
SCHNEUW, B. ; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS:
A ORALIDADE: UM OBJETO DE ENSINO MEDIADO PELO ESTUDO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS ORAIS
http://thebookshq.com/download/entrevistas-sobre-generos-orais-3.html
 PARA ENTENDER: ORALIDADE DA LINGUAGEM (Site EDUCAREDE)
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=9&id_subtema=4
GÊNEROS ORAIS: UMA NOVA PROPOSTA DE ABORDAGEM DO ENSINO
http://www.revistaeutomia.com.br/volumes/Ano1-Volume1/linguistica-artigos/Rafaela-Peixoto.pdf
NOTÍCIA RADIOFÔNICA: APROPRIAÇÃO DE UM GÊNERO DE TEXTO NA IMPLANTAÇÃO DE RÁDIOS ESCOLARES
http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/viewFile/411/504
WIKIPEDIA. Entrevista Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Entrevista Acesso em: 12/ 10/ 2010













     


      






Anexos :



FOTOS DO PROJETO ORALIDADE: REPÓRTER MIRIM


Diretora Alisson falando sobre a importância da localização da Escola

Moradora antiga falando sobre as transformações que ela já assistiu durante os 16 anos da Escola



Funcionária de apoio da Escola narrando como ajudou a erguer o prédio da Escola


Construção da Linha do Tempo da História da Escola  Anjos de Rua

Data do aniversário da Escola sendo registrada no Calendário de Parede




“Escola é
... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...

Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.”
                             (Paulo Freire)



Assim é a Escola Municipal Anjos de Rua ...


Fotos da origem do nome da Escola e o aspecto da
Escola em sua inauguração

Caminho para a Escola, na época da Inauguração



Foto da Escola quando foi inaugurada


Foto da Escola após a primeira reforma

Foto da Escola em seu aspecto atual






Veja o vídeo Hino da Escola,que faz parte deste Projeto





Escola Anjos de Rua

                   Anjos  de Rua, a,a, a,                           Anjos  de Rua, a,a, a,
                   de Rua,a,a,a,de Rua, a,a,a.                  de Rua,a,a,a, de Rua,a,a,a,


 
                   Escola Anjos de Rua.                          Escola Anjos de Rua.


 


 
      Anjos  de Rua, a,a, a                                     Ficou linda com a reforma
      de Rua, a,a,a, de Rua,a,a,a,                           Se era bom, melhor agora,
      Escola Anjos de Rua.                                    Estudar e fazer brincadeira.

                 A nossa sorte grande                                  A professora com jeitinho
                É poder estudar aqui,                                  Ensina com carinho


 
                Nessa escola verdadeira.                             E o conhecimento é para
                                                                                     a vida inteira.

    Chegou bem de mansinho,                         Anjos de Rua, a,a, a,
         Com a venda dos anjinhos                         De Rua,a,a,a, de Rua,a,a,a,
         E o amor da comunidade                           Escola Anjos de Rua,a,a,a.
        inteira.


 
 Música: Sorte Grande de Ivete Sangalo
                                                                                                                                                     Letra : Paródia  de Pró Conchita     


História da Escola Anjos de Rua

    
A história da nossa escola é muito bonita. O nome dela é Anjos de Rua, porque segundo moradores da comunidade, Dona Josefa, que era presidente da Associação de Moradores, junto com algumas pessoas da Comunidade, faziam anjos de gesso e vendiam nas praias, até que encontraram pessoas de uma ONG (Organização Não Governamental) do Canadá, que levaram para lá cerca de dezesseis mil anjinhos para serem vendidos. Com o dinheiro arrecadado puderam fazer a escola, que depois passou a ser conveniada com a Prefeitura Municipal , a qual já fez algumas reformas e benfeitorias no imóvel

 
A Prefeitura fornece, para a escola , merenda escolar e  os funcionários.
         
         A fundação da nossa escola foi em 2 de abril de 1995.
            Ela está situada na Rua Deputado Paulo Jackson ,
sem número, no bairro de Piatã.
               A localização da escola tem ajudado às pessoas da
comunidade que não precisam se deslocar para escolas
 distantes ,  economizando tempo e dinheiro de
 passagens.
             O prédio da escola conta com seis salas de aula,
 uma cozinha , sanitários infantis, feminino e masculino,
área de recreação dividida em dois espaços, secretaria e
 sanitário para os professores e um Laboratório de
 Informática.
            Durante estes anos a escola só teve duas diretoras :
a primeira que foi a professora Gleide e o nome da
 vice - diretora da época é professora Sueli. A Diretora 
atual é a professora Alisson e o nome da vice - diretora é
 a professora. Iza.
          Temos 11 turmas, dando um total de aproximadamente trezentos alunos que freqüentam os turnos Matutino e Vespertino , alguns professores lecionam em  apenas um turno, outros ficam na escola durante os dois turnos.

                                                                                                               ( Nancy Borges)






Sobre o Projeto Oralidade: Repórter - Mirim

O projeto foi aplicado nas duas turmas de 3º Ano em que trabalhei, mas o meu relato é sobre a classe do 3º Ano B que estava bastante heterogênea e  faixa etária variava  de 08 a 13 anos.
Este projeto foi realizado em 2011, no mês de abril que é o mês do aniversário da escola, com 3 horas –aula semanais de Língua Portuguesa de forma interdisciplinar, uma vez que utilizamos os eixos desta disciplina nas demais.
O assunto gerador do Projeto foi o Aniversário da Escola. Neste contexto apareceram sua história da Escola e a importância de sua fundação nesse local. Além da Escola ser assunto do programa do 3º ano e fazer parte do projeto Minha História, da Escola .
A Escola Anjos de Rua tem uma história interessante, a começar por seu nome. Apesar de ser uma construção simples e ter uma localização de difícil acesso, muitas pessoas trabalharam para que fosse edificada e funcionasse. Para conhecer todo este processo, os alunos fizeram entrevistas com pessoas que já residem há muito tempo no local, funcionários antigos da escola e também com a Diretora da escola.Trabalharmos com fotografias, fazendo uma linha do tempo, com textos já existentes na escola e letras de músicas que já foram feitas para aniversários anteriores.
Nas entrevistas pude observar como algumas crianças abordaram as pessoas e falaram com desenvoltura, isto aconteceu porque eles dominaram o assunto, porque a história da Escola é uma história que eles conhecem, é uma história que faz parte da vida deles e eles fazem parte dela . Alguns alunos ficaram tímidos, mas participaram do projeto cada um do seu jeito, mas três alunas se destacaram: Aila , Mariângela   e Mariana. Após fazermos  o trabalho com os textos, escutarmos entrevistas e assistirmos entrevistas de televisão e estudarmos sobre o Gênero Textual Entrevista,os passos de uma entrevista  e que a melhor entrevista para eles é a entrevista com o guião, elas fizeram oralmente seus textos, simulando entrevistas  radiofônicas, depois fizeram sua transcrição para a escrita e depois de ensaiarem, fizeram as entrevistas com os convidados. Outras crianças também fizeram entrevistas, utilizando a caixa de som e o microfone . Porém as três melhores entrevistas foram as das alunas citadas. As entrevistas foram coletivas e elas ficaram bem descontraídas, utilizaram a postura  e entonação adequadas para uma entrevista. A funcionária de apoio Creuza relatou que ainda adolescente ajudou com as próprias mãos a carregar materiais para a construção da escola. Uma mãe de aluno vizinha  da escola disse não ter trabalhado na construção, mas ter acompanhado o processo e a Diretora Alisson respondeu a perguntas sobre o seu trabalho e falou sobre a importância da localização da Escola.

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