sexta-feira, 22 de junho de 2012

PROJETO MAGIA, CANTOS E ENCANTOS DE SALVADOR








PROJETO MAGIA, CANTOS
E ENCANTOS DE SALVADOR















SALVADOR
2012

















PROJETO MAGIA, CANTOS
E ENCANTOS DE SALVADOR

















                    










SALVADOR
2012


Título: Magia, Cantos e Encantos de Salvador
Tema: Aniversário de Salvador

1.    Identificação da Escola e Cronograma:
                  
Nome da Escola: Escola Municipal Anjos de Rua
Endereço: Rua Deputado Paulo Jackson s/n, Piatã,Salvador, Bahia                                     
Público-alvo: 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental                                                                
Professores envolvidos: Equipe de professores da Escola Municipal Anjos de Rua
Tempo de duração :  ( Início em 05 /03 de 2012 e culminância em 04/03 de 2012
Problemática a ser estudada:

Salvador estará completando 463 anos, como podemos utilizar este evento para que os  alunos aprendam mais sobre a história da cidade onde vivem e evoluam em sua oralidade, leitura, escrita, produção de textos e seu senso crítico?

3. Justificativa
Justifica-se trabalhar com este Projeto porque Salvador estará completando 463 anos em março. Este fato desperta interesse por informações e é um conteúdo contextualizado, sentimos necessidade de trabalhar com o mesmo em nossas aulas de Língua Portuguesa de forma interdisciplinar, uma vez que utilizamos os eixos desta disciplina nas demais.
A História da cidade é muito importante, não só para os habitantes locais, mas também para os brasileiros em geral, porque aqui é o berço da História do Brasil. Para conhecer todo o processo de desenvolvimento da cidade, os principais hábitos e costumes do seu povo, os alunos farão pesquisas, assistirão a vídeos, documentários, ouvirão musicas e lendas  para que através de intervenções didáticas durante este Projeto desenvolvam suas habilidades de leitura, escrita e principalmente a oralidade que é um instrumento social e é necessário que os alunos percebam seu valor e sua função na construção da informação e do conhecimento, pois é principalmente através da fala que nos comunicamos, expressamos nossas idéias, opiniões, podemos narrar fatos e conhecer tradições dos mais variados lugares.








4. Objetivos:

Objetivo Geral
Proporcionar às crianças através de atividades, oficinas, pesquisas, discussões e debates, conhecimentos que permitam a elas se perceberem como agentes construtores da história pessoal e da sua comunidade, ainda que o contato e o uso dos recursos tecnológicos os auxiliem no processo de seu aprendizado.



Objetivos Específicos:

·  Sistematizar o conhecimento dos alunos sobre a História de Salvador ;
·  Conhecer o Patrimônio Público da cidade: museus, fortes, praças igrejas e pontos turísticos;
·  Desenvolver as habilidades de ouvir e utilizar a fala para expressar idéias, emitir opiniões e pontos de vista;
·  Produzir textos orais, individuais ou coletivos, a partir de temas propostos e livres;
·  Conhecer tecnologias utilizadas em Salvador para melhoria da vida de seus habitantes;
·  Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos, como aliados ao processo de aprendizagem;

5. Conteúdos
Conteúdos Conceituais
    (por área de conhecimento)

Língua Portuguesa:

Oralidade:
·     Exposição de idéias
·     Argumentação


Leitura:
·     Leitura de textos diversos, relativos aos assuntos, em livros, revistas, jornais, etc.

Escrita:
·     Produção de textos de gêneros variados:
(relatórios, listas, panfletos, cartazes, poemas, acrósticos, murais, etc.)

Matemática:
·     Trabalhar problemas, gráficos e tabelas que envolvam dados relativos ao assunto, utilização do calendário.

Geografia:
O Lugar e a Paisagem
·     Ocupação da zona urbana de forma desorganizada e falta de infra-estrutura adequada.
·     Localização da cidade em mapas do Estado, Região e País.
·     Patrimônio Público da cidade: museus, fortes, praças igrejas e pontos turísticos.
·     Fenômeno da Verticalização.
·     Os Meios de Transporte na cidade ao longo da história.

História:

·     Valorizar as ações de cada um como contribuição para a vida da sociedade.
·     Observação de fotos em linha do tempo.
·     Confecção de mural sobre O aniversário da Cidade.

Ciências:
Recursos Tecnológicos:
·     Saneamento básico como técnica que contribui para a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.
·     Conhecer tecnologias utilizadas em Salvador para melhoria da vida de seus habitantes.

Artes:
·  Produção de maquetes, cartazes, murais, desenhos e pintura de gravuras sobre o assunto e objetos feitos com material reciclado.

6. Disciplinas envolvidas:

O Projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar, contemplando todas as disciplinas, ou seja: Ciências, Língua Portuguesa, Artes, Matemática, Geografia e História.   


7. Metodologia:

Projeto interdisciplinar constando das seguintes etapas:
·  Sensibilização
·  Coleta de material
·  Levantamento do conhecimento prévio dos alunos
·  Assistir vídeos e documentários sobre a cidade e sua História.
·  Fazer a divisão das tarefas de forma organizada para trabalhos em grupo.
·  Construir uma ficha, com os alunos, para anotarem suas observações
·  Discussões e debates
·  Oficinas, pesquisas
·  Ouvir músicas relativas ao assunto.
·  Trabalhar as letras das músicas relativas ao assunto
·  Trabalhar textos relativos ao assunto.
·  Produzir textos relativos ao assunto.
·  Trabalhar situações problema em tabelas ou gráficos de barras ou colunas.
·  Trabalhar o calendário.
·  Trabalhar Linha do Tempo.
·  Oficinas de desenhos, pinturas, sucatas e maquetes.
·  Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado
·  Relatórios de conclusão
·  Portifólio das atividades e ações
·  Culminância do Projeto.





8. Recursos:

Recursos Humanos:
O material humano que utilizaremos no Projeto:
Professores e alunos funcionários para deslocarem objetos e darem suporte ao trabalho.

Recursos Materiais:
Papel ofício, quadro branco, piloto, lápis, borracha, lápis de cor, caderno, atividades impressas, hidrocor, cola, tesouras, cartolina, papel Carmem, sucatas e materiais recicláveis, figuras de materiais recicláveis e não recicláveis para fazer murais, pequenos objetos para fazer maquetes, textos de jornais, revistas e livros didáticos, livros para-didáticos: João Lambão, A Magia do Lixo, O menino que quase morreu afogado no lixo. O Saci e a Reciclagem do Lixo. Músicas: Herdeiros do Futuro, Lixo no Lixo, Amiga Recicléia, Ratinho: Rap do Reciclar. Vídeo: Segredos do Mar.

Mídias e Tecnologias Disponíveis Para Integrar o Projeto
Caixa de som, microfone, rádio, computadores, gravador, impressora, câmera fotográfica, filmadora,TV ,CD Player, Datashow, Micro System, mídias de CD e  DVD


9. Registro do processo
O desenvolvimento do Projeto será registrado em fichas de acompanhamento das ações, através de fotografias e filmagem e do portifólio com diversas atividades relativas ao projeto.

10. Avaliação do Projeto:
·        Será feita no decorrer do projeto com o objetivo de redimensioná-lo, a fim de atingir os objetivos.
Avaliação do Aluno:
·        A avaliação será processual, durante a duração do Projeto será observado o interesse e a participação dos alunos. As novas informações adquiridas sobre o tema, as dúvidas, as questões esclarecidas e as conclusões construídas serão avaliadas e compartilhadas constantemente.
 Serão usados os seguintes instrumentos:
·        Avaliação oral
·        Participação nas ações e atividades
·        Atividades escritas (textos, relatórios, murais)
11. Resultado Esperado:
Ao concluir este Projeto interdisciplinar esperamos que através das intervenções didáticas aplicadas os alunos desenvolvam  as suas habilidades  de leitura, escrita, interpretação de texto, sua oralidade e ainda seu senso crítico. Esperamos que tenham aprendido sobre a história da Cidade de Salvador,seu desenvolvimento ,os hábitos e costume do seu povo e  ainda que eles percebam-se como agentes construtores de sua história pessoal e da sua comunidade e que o contato e o uso dos Recursos Tecnológicos os auxiliem no seu processo de aprendizado e que possam atingir todos os objetivos propostos.



12.Divulgação e Socialização do Projeto:
O projeto será divulgado nos quadros de aviso das Escolas e quando finalizado será socializado nos A.C das Escolas com Diretoras, coordenadoras e professores.
Durante a realização do Projeto cada turma irá para o Laboratório de Informática, onde tem Televisão, DVD e Datashow e assistirá a vídeos sobre o assunto.Assistirão também a exibição de slides com a utilização do Datashow, para observarem as etapas do Projeto.
Na Culminância do Projeto, aberta à visitação das pessoas da comunidade, os alunos terão a oportunidade de demonstrar o que aprenderam no decorrer do Projeto. Serão também expostos objetos feitos nas oficinas com sucatas, bem como o portifólio com diversas atividades relativas ao Projeto.



12. Referências Bibliográficas

REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS:

A ORALIDADE: UM OBJETO DE ENSINO MEDIADO PELO ESTUDO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS ORAIS
http://thebookshq.com/download/entrevistas-sobre-generos-orais-3.html

ARPELAU NO PLANO INCLINADO , SALVADOR - BAHIA


DIÁRIO DE CLASSE – CICLO II

http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/index.php

ELEVADOR LACERDA - SALVADOR - BAHIA

Emissário - A luta por saneamento para Salvador continua

http://www.youtube.com/watch?v=TY0-4CkM0aM

Exposição da Embasa mostra investimento do governo em água e saneamento
http://www.youtube.com/watch?v=1u2zhZBrYh0

GÊNEROS ORAIS: UMA NOVA PROPOSTA DE ABORDAGEM DO ENSINO
http://www.revistaeutomia.com.br/volumes/Ano1-Volume1/linguistica-artigos/Rafaela-Peixoto.pdf

Itaparica (catamarã)


http://www.youtube.com/watch?v=_ulVdzcnQM8


Nana Caymmi - Você já foi a Bahia?

http://www.youtube.com/watch?v=MYeXOoAXm5c&noredirect=1

Salvador prepara sistema integrado de transporte para a copa de 2014

SANEAMENTO EM SALVADOR - EMISSÁRIO SUBMARINO - GOVERNO DA BAHIA

Volta no catamarã Ilha de Itaparica

www.youtube.com/watch?v=e0hRgYYTaO8








Anexos :


Veja vídeo de Apresentação do Aniversário de Salvador e fotos na Galeria de fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário