PROJETO ELEIÇÕES NO BRASIL
SALVADOR
2010
PROJETO ELEIÇÕES NO BRASIL
SALVADOR
2010
SUMÁRIO
Apresentação
.....................................................................................................................
01
- Justificativa ............................................................................................................ 02
- Problematização ..................................................................................................... 04
- Linha central ........................................................................................................... 08
- Objetivos ................................................................................................................. 09
- Intervenções didáticas ............................................................................................. 10
- Mídias e tecnologias disponíveis para integrar ....................................................... 16
- Critérios de Avaliação ............................................................................................ 17
8. Referências
Bibliográficas........................................................................................ 18
9. Anexos:
cédulas, gráfico, texto...............................................................................
19
APRESENTAÇÃO
O Projeto
Eleições que tem como tema Eleições no
Brasil, será ministrado pelos docentes dos Ciclos I e II, do Ensino
Fundamental I, da Rede Pública Municipal de Salvador, Secult, ou seja, pelas professoras das turmas: 3º, 4º e 5º
Ano, que respectivamente são: Conchita M.E.de Matos, Nancy
Schuwartz de Castro Borges, Ana Paula Stauldt e Tereza Selma Cavalcante.
Este projeto será realizado na Escola
Municipal Anjos de Rua, nos turnos Matutino e Vespertino, tendo como público-alvo os alunos das turmas já citadas,
no período de 13 de setembro a 08 de
outubro, com 3 horas –aula semanais,
totalizando 12 horas-aula. Cada
turma é constituída por números de alunos que variam de 21 a 30 alunos, sendo
que as referidas professoras trabalham em regime de 40 horas semanais, tendo
uma turma da mesma série, em cada turno.
Sendo este o ano
de realização das Eleições trabalharemos com este Projeto de Língua Portuguesa,
de forma interdisciplinar uma vez que utilizamos os eixos desta disciplina nas
demais, utilizando as eleições como motivação, onde os alunos terão acesso às
informações de diversos aspectos políticos, sociais, culturais e éticos, que
fazem parte desse evento que são veiculadas nos diversos meios de comunicação,
principalmente em jornais impressos.
Através de intervenções
didáticas durante o Projeto os alunos deverão perceber a importância da escolha
dos nossos governantes, reconhecer o seu papel social como cidadão responsável
e participativo, valorizar as ações de cada um como contribuição para a vida
das pessoas na sociedade, identificar,
utilizar e produzir o Gênero Textual: Noticias, fazendo produções textuais
do mesmo a partir dos conhecimentos adquiridos, desenvolvendo assim suas
habilidades de leitura, escrita, interpretação de texto e sua oralidade. Com os
textos organizarão jornais de notícias, jornais murais e portifoliuns. Esperando
que o contato e o uso dos recursos tecnológicos os auxiliem no processo de seu
aprendizado.
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista
ser este o ano de realização das Eleições, e que os alunos estão ouvindo e
comentando muito a respeito, sentimos necessidade de trabalhar com o tema Eleições no Brasil, visto que é
um conteúdo contextualizado, interdisciplinar, além de permitir aos alunos
acesso às informações variadas que fazem parte desse evento e que são
veiculadas nos diversos suportes de difusão e veiculação de informação, como o
rádio e a televisão, e pelas mídias impressas: revistas, panfletos e jornais
impressos.
A cobertura
desse grande evento que é o mais noticiado atualmente irá viabilizar a
utilização das mídias em nossa escola, uma vez que o assunto desperta o
interesse por informações sobre ele.
Esta será uma oportunidade de associarmos o currículo ao que é
significativo para os alunos e que eles tenham acesso aos recursos
tecnológicos, pois a influência das mídias sobre nossos alunos é muito grande e
devemos incentivá-los e orientá-los para seu uso adequado. Esperamos que
através deste projeto, o contato com as tecnologias auxilie nossos alunos no
processo de seu aprendizado e que eles possam atingir todos os objetivos
propostos.
A mídia impressa
que daremos ênfase a sua utilização durante o projeto, será o jornal, por ser
de mais fácil acesso ao nosso público-alvo e porque ele é um ótimo recurso
didático, apresentando inúmeras vantagens para sua utilização, uma vez que “apresenta um conjunto dos mais variados
conteúdos, preenche plenamente seu papel de objeto da comunicação... Levar
jornais e revistas para a sala de aula é trazer o mundo para dentro da escola”.
(FARIA, 2003, p.11-12).
Enriqueceremos
nossas aulas de Língua Portuguesa, com o tema em questão, de forma
interdisciplinar, uma vez que utilizamos os eixos desta disciplina nas demais.
Utilizaremos textos que tratem de aspectos: políticos, sociais, culturais e dos
temas transversais: ética e cidadania. Sendo que o gênero textual escolhido
para o trabalho é: Noticias. Os alunos farão produções textuais do mesmo a
partir dos conhecimentos adquiridos, desenvolvendo assim suas habilidades de
leitura, escrita, interpretação de texto e sua oralidade e ainda sua
consciência crítica. Com os textos organizarão jornais de notícias, jornais
murais e portifoliuns.
Honoralice de Araújo Mattos Paolinelli,
diz em seu texto Práticas de
Leitura/Escrita em Sala de Aula que “o
ensino tradicional da língua materna pode ser caracterizado por seu feitio
predominantemente normativo e conceitual” e que com o surgimento de teorias
inspiradas no sociointeracionismo, na teoria da enunciação e do discurso e na
lingüística do texto, os adeptos a esta linha de pensamento, passaram a centrar
o ensino da linguagem “no funcionamento
da língua enquanto sistema simbólico, situado num contexto sócio-histórico
determinado.” Para Honoralice para que haja realmente mudanças na produção
textual é necessário que o aluno tenha condições adequadas para sua elaboração
de texto.Trabalhar de forma contextualizada é uma das condições e este é o
motivo da escolha do tema.E para que o aluno possa redigir um determinado
Gênero Textual ele tem que conhecê-lo e para isto ele deve ser posto em contato
com um corpus textual desse mesmo gênero,
que lhe sirva de referência. Sobre isto LOPES-ROSSI
em seu texto Procedimentos para estudo
de gêneros discursivos da escrita, também diz que qualquer que seja o
gênero “O procedimento inicial para o
estudo é a seleção de um conjunto de textos (um corpus para análise) do gênero
escolhido. Deve-se ter o cuidado de selecionar textos de fontes ou de autores
diferentes, para garantir uma melhor representatividade das possibilidades de variação
daquele gênero, quando esse for o caso”. Por esta razão foi a nossa escolha
do Gênero Textual: Notícias e o Jornal para trabalharmos neste projeto, uma vez
que esta mídia tem grande variedade de autores e igualmente de notícias sobre o
tema.
PROBLEMATIZAÇÃO
O que sabemos?
|
|
O que queremos saber?
|
Sobre as Eleições:
Sobre o Jornal :
Sobre o Gênero Textual Notícia:
|
Como vamos fazer?
|
Ações para o desenvolvimento do assunto:
a)
Leitura de
textos sobre o tema, trazidos para a sala pelas professoras com o Gênero Textual utilizado: Notícias.
b)
Apresentação
de alguns jornais para identificação
de notícias sobre as Eleições.
c)
Acompanhar as
notícias nos jornais sobre as Eleições, principalmente no Jornal A Tarde.
d)
Fazer um
resumo das noticias diariamente.
e)
Pesquisas em
classe, sobre o tema em jornais e revistas (Gênero Textual utilizado:
Notícias).
f)
Pesquisa
extraclasse em outros suportes (jornal, revista, Internet) sobre notícias
do tema.
g) Recortar notícias de jornais sobre o
tema para iniciar a montagem de um Jornal
Mural.
Concluindo o trabalho
Produto Final, a partir das ações
anteriores:
CULMINÂNCIA
DO PROJETO:
Situação
Comunicativa, com as seguintes
atividades:
Pátio da
escola:
|
LINHA CENTRAL
Durante o
Projeto Eleições no Brasil através de intervenções didáticas do trabalho de
Língua Portuguesa, utilizado de forma interdisciplinar, os alunos deverão se
apropriar dos diversos aspectos políticos, culturais, sociais e éticos,
contidos no evento e perceber a importância da escolha dos nossos governantes,
reconhecer o seu papel social como cidadão responsável e participativo,
valorizar as ações de cada um como contribuição para a vida das pessoas na
sociedade, identificar, utilizar e produzir o Gênero Textual: Noticias, fazendo
produções textuais do mesmo a partir dos conhecimentos adquiridos,
desenvolvendo assim suas habilidades de leitura, escrita, interpretação de
texto, sua oralidade e ainda seu senso crítico.Esperamos que o contato e o uso
dos recursos tecnológicos, principalmente a utilização do Jornal, os auxiliem
no processo de seu aprendizado.
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
- Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, possibilitando aos alunos condições para sejam capazes de identificar, utilizar e produzir textos, coerentes e coesos do Gênero Textual: Noticias e que eles se apropriem dos diversos aspectos políticos, culturais, sociais e éticos contidos nas Eleições, situando-a no contexto escolar, utilizando os recursos tecnológicos como aliados ao seu processo de aprendizado.
Objetivos específicos:
- Sistematizar o conhecimento dos alunos acerca das Eleições para que percebam a importância da escolha dos nossos governantes e o seu papel social como cidadão responsável e participativo, valorizando as ações de cada um como contribuição para a vida das pessoas na sociedade.
- Identificar, utilizar e produzir o Gênero Textual: Noticias, fazendo produções textuais do mesmo a partir dos conhecimentos adquiridos, desenvolvendo assim suas habilidades de leitura, escrita, interpretação de texto e sua oralidade.
- Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado.
- Participar de situações de socialização.
INTERVENCÕES
Intervenção I - Sistematização do Conhecimento
·
Conversa
informal com as crianças sobre as notícias divulgadas pela televisão, rádio
e jornais sobre as Eleições para recolher os conhecimentos prévios. Isto será
dividido em algumas etapas, logo no início da aula.
·
Fazer
questionamentos:
De
quanto em quanto tempo há eleições?
Quando
acontecerá as Eleições de 2010?
O
que vocês têm assistido, escutado ou lido sobre as Eleições?
O
que vocês sabem sobre as Eleições?
Quais
os cargos serão disputados nas Eleições em 2010?
Quais
os principais partidos políticos que existem em nosso país?
O
que é Democracia ?
O
que é República?
Qual
o significado de fraude, voto eletrônico, convenção, comício, assembléia, urna,
voto e título de eleitor?
O
que são direitos e deveres dos eleitores?
Qual
a diferença entre voto em branco e votos nulos?
Quais
são as propostas dos principais candidatos à Presidência da República e
Governador de seu Estado?
·
Levantar
hipóteses sobre o provável:
Governador do Estado e Presidente da República a serem eleitos.
·
Principais
questionamentos sobre o assunto:
Como
você chegou a essa conclusão?
Quais
dados que nos leva a esta conclusão?
·
Discutir
o assunto.
·
Explicar
sobre a atividade que será desenvolvida e sobre o Jornal e o Gênero Textual
Notícia.
Apresentação da
Atividade:
Durante 12 aulas de Português trabalharemos com o
Gênero Textual Notícias, Faremos um Jornal Mural com recortes de notícias e um
Jornal de Noticias com textos produzidos pelos alunos a partir dos
conhecimentos adquiridos através de várias ações do Projeto.
Explicar sobre
o jornal:
O que o é o jornal e que ele está dividido em cadernos
e estes em seções.
O que é manchete:
A manchete fica na primeira página do jornal, é o
título principal, é escrita com letras grandes e é considerada a mais
importante do dia dentre as notícias contidas no jornal.
O que é notícia:
As notícias são a matéria-prima do jornal e que elas
podem ser: Locais, Nacionais e Internacionais.
A noticia é uma narrativa de um acontecimento atual.
Ela chega aos veículos de imprensa por meio de repórteres, correspondentes,
agências de notícias e assessorias de imprensa.
Para que uma notícia seja interessante:
A notícia deve ser um fato importante para interessar
ao público.
Ela deve conter informações novas
Fazer questionamentos:
Qual é o caderno do jornal que traz mais noticias
sobre as Eleições?
Quais as notícias que serão importantes para nós
brasileiros acompanharmos neste período que antecede às eleições?
Intervenção II - Ações para Desenvolver os Conteúdos Conceituais e
Atitudinais
Ações para apreensão do assunto:
·
Conversa
informal, para colher conhecimentos prévios sobre assuntos relativos ao
tema,ao jornal e sobre o Gênero Textual em pauta.
·
Discutir
o assunto. Formar equipes e promover debates sobre os diversos assuntos.
·
Assistir
programas na TV relativos às Eleições, no Laboratório de Informática, onde
estão a TV e demais aparelhos.
·
Exibir
vídeos relativos às Eleições.Trazer vídeos com debates e plataformas dos
candidatos para serem exibidos.
·
Sugerir
entrevista com eleitores com idade acima de setenta anos cujo voto e
facultativo. Perguntar por que votam?
Muitas
crianças em nossa comunidade vivem com os avós.A entrevista poderá ser
individual e extra-classe.
·
Solicitar
que pesquisem historicamente como aconteceu e se desenvolveu ao longo do
tempo o processo eleitoral no Brasil.Esta pesquisa será feita individualmente e
em grupos, na escola ou extraclasse, em jornal, revista e Internet.
·
Fazer
comparação do mesmo fato em jornais diferentes. (Para desenvolver o senso
critico dos alunos)
Solicitar que cada grupo trabalhe comum exemplar de jornais diferentes,do
mesmo dia,para fazer comparação das notícias do mesmo fato.Estimular os alunos
a opinarem sobre os fatos noticiados, explicando que cada um pode ter uma
opinião diferente sobre o mesmo fato, sem que isto queira dizer que um está
certo e o outro errado.
·
Fazer uma
eleição simulada, com os alunos recebendo nomes de animais (estaremos
trabalhando com animais nesta unidade) Utilizaremos o texto Eleições na Mata
para sensibilização.As cédulas serão impressas e faremos a apuração tirando as
cédulas da urna e fazendo o registro no gráfico de barras.
·
Explicar novamente, como a atividade que será desenvolvida , sobre o Jornal e o Gênero Textual
Notícia.
·
Colocar
os alunos em contato com um corpus textual do gênero utilizado, que lhe
sirva de referência, através de:
a) Leitura de
textos sobre o tema, trazidos para a sala pelas professoras com o Gênero Textual utilizado: Notícias.
b) Apresentação
de alguns jornais para identificação de notícias sobre as Eleições (Utilizar
principalmente o Jornal A Tarde, que é recebido diariamente na Escola).
c) Acompanhar
as notícias nos jornais sobre as Eleições, principalmente no Jornal A Tarde.
d) Fazer um resumo das noticias
diariamente.
e)
Pesquisas em classe,
sobre o tema em jornais e revistas (Gênero Textual utilizado: Notícias).
Pesquisar na sala de aula, em jornais e revistas, as notícias que falem sobre
os diversos aspectos políticos, sociais, culturais e éticos, que fazem parte
desse evento.
Este
trabalho será feito em grupo de quatro alunos.
f) Pesquisa extraclasse
em outros suportes (jornal, revista, Internet) sobre notícias do tema.
Pesquisar em jornais, revistas ou Internet, em casa ou em Biblioteca,
sobre as propostas dos principais candidatos à Presidência da Republica e
Governador de seu Estado.
g) Recortar notícias de jornais sobre o tema para iniciar a montagem
de um jornal mural.
·
Fazer um Jornal
de Notícias das Eleições
Com textos produzidos pelos alunos, a partir dos conhecimentos adquiridos
através do contato com as notícias lidas, ouvidas ou assistidas. As notícias
deverão contemplar os diversos aspectos políticos, culturais, sociais e éticos,
contidos no evento.
Esta atividade será feita em equipes de 5 alunos.
Dividir as tarefas entre os participantes do grupo para escrever os
artigos,digitar,ilustrar e paginar o jornal.
·
Organizar
um Jornal Mural das Eleições
Trabalhar diariamente na montagem de um Jornal Mural das Eleições.
Trabalhar diariamente na montagem de um Jornal Mural das Eleições.
Recortar notícias de jornais sobre o tema para fazer a montagem do Jornal
Mural das Eleições.
Espalhar folhas de papel metro pelas paredes da sala e também no pátio da
escola. Todas as folhas terão títulos, que serão: A Eleições de Ontem e de
Hoje, Notícias das Eleições, Curiosidades sobre as Eleições.
Este trabalho
será feito individual ou em grupo dependendo do dia e da quantidade de material
coletado. Os alunos que trouxerem notícias de casa poderão colá-las no Jornal
Mural das Eleições e socializá-las com os demais alunos. Em outras vezes no
trabalho coletivo depois da leitura das manchetes e notícias, cada grupo
selecionará o que é mais importante, recortará e depois irá colar no Jornal
Mural.
Concluindo o trabalho
·
Organização
dos trabalhos para a culminância.
·
Término
do Jornal de Mural das Eleições e organização dos Portifóliuns.
Produto
Final, a partir das ações anteriores:
a) Produzir
textos, coerentes e coesos do Gênero Textual: Noticias a partir dos conhecimentos adquiridos.
b) Jornal de
Notícias das Eleições, com os textos produzidos a partir das notícias
lidas, ouvidas ou assistidas sobre o tema.
c) Jornal de
Mural das Eleições criado pelos alunos.
Intervenção III - Contato e utilização dos recursos tecnológicos
·
Jornais e
revistas, para pesquisas em classe e extraclasse.
·
Televisão
para assistir notícias das Eleições.
·
Televisão
e aparelho de DVD, para assistir programas relativos às Eleições.
·
Computadores,
do laboratório, que mesmo sem estar instalada a Internet, poderemos
utilizar para digitar textos trabalhados durante o projeto.
·
Computador
e Internet (da Secretaria da escola, de professores e alguns alunos) para
pesquisas sobre as Eleições.
·
Impressora
da escola para imprimir textos produzidos por alunos e reprodução de textos
diversos
·
Câmera
Fotográfica e Filmadora, para fotografar e filmar as várias etapas do
desenvolvimento do Projeto.
·
Câmera
Fotográfica para fotografar e fazer slides, para alunos e professores
observarem as etapas do trabalho e depois montar estratégias para melhorá-las.
·
Filmadora
para fazer vídeos com os mesmos objetivos da Câmera Fotográfica.
·
Rádio para
ouvir notícias das Eleições
·
Data Show
para exibir slides para alunos e professores observarem as etapas do
trabalho e depois montar estratégias para melhorá-las.
Intervenção IV - Situações de Socialização
Assistir à exibição de vídeos e programas
sobre as Eleições
·
Cada
turma irá para o Laboratório de
Informática, onde tem Televisão,
DVD e Data Show e assistirá a
vídeos e programas sobre as Eleições.Assistirão também a exibição de slides com a utilização do Data Show, para observarem as etapas do Projeto.
·
Eleição
simulada, com os alunos recebendo nomes de animais (estaremos trabalhando
com animais nesta unidade) Utilizaremos o
texto Eleições na Mata para sensibilização.
CULMINÂNCIA DO PROJETO:
Situação Comunicativa, com as seguintes
atividades:
Pátio da escola:
·
Serão
feitos pequenos stands, no pátio da escola, um para cada turma, para serem
expostos os Portifoliuns das
atividades que forem trabalhadas pelas turmas e os Jornais de Notícias das Eleições com textos produzidos pelos
alunos.
·
Serão expostos nas paredes, para socialização de
todas as turmas, o Jornal de Mural das
Eleições criado pelos alunos.
·
Os alunos
de todas as turmas assistirão na televisão no pátio da Escola o resultado das eleições. Dependendo do
horário usaremos gravação em DVD
Antes de irem
para o pátio conversaremos sobre Ética
e Democracia. Qualquer que seja o candidato
eleito temos que respeitá-lo e a opinião dos colegas e demais pessoas também
deverá ser respeitada. Na democracia todos têm direito a emitir opinião.
MÍDIAS E TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS PARA INTEGRAR O PROJETO
Papel ofício,
papel metro, papel laminado, Caixa de lápis hidrocor, lápis de cor, cola,
tesoura, tinta, retratos de candidatos das Eleições 2010 ( Santinhos), reprodução de textos, revistas,
jornais e outros documentos vinculados à mídia, figuras, mural, televisão,
aparelho de CD Room, microssistem, Computador com acesso a Internet,
impressora, câmera fotográfica e filmadora, rádio.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROJETO
- Avaliação do aluno: Acontecerá durante o desenvolvimento do trabalho, as novas informações adquiridas, as dúvidas, as questões esclarecidas e as conclusões construídas serão avaliadas e compartilhadas constantemente.
- Avaliação do projeto: Será feita pelos professores, no decorrer do trabalho para verificar o desenvolvimento.
Em caso
de necessidade, fazer alguma modificação.
Após a culminância do projeto, registrar
os resultados obtidos, os quais serão compartilhados com professores e a Direção
no AC da Escola.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
A TARDE. Jornal diário. Salvador: Editora A Tarde, várias edições.
(Edições de 13 de setembro a 08 de outubro de 2010).
FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula – A organização de um
jornal, leitura crítica, redação escolar e linguagem de Imprensa. São Paulo,
Contexto. 1996.
__________Como usar o jornal na
sala de aula. 8ª edição, (coleção repensando o ensino) São Paulo: Contexto.
2003.
LOPES-ROSSI, M. A. G. Procedimentos para estudo de gêneros discursivos da escrita. Revista Intercâmbio, volume XV. São
Paulo: LAEL/PUC-SP, ISSN 1806-275X, 2006.
PAOLINELLI, Honoralice de Araújo Mattos. COSTA, Sérgio Roberto.
Práticas de leitura/escrita em sala de aula.
REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS:
WIKIPEDIA. Eleição Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%A3o
Acesso em: 12/ 09/ 2010
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR. Marcos da Aprendizagem.
Disponível em:
<http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-educar/ensino-fundamentalI/marcos-de-aprendizagem-ciclo-I.pdf>
Acesso em: 12/ 09/ 2010
ANEXOS DO
PROJETO ELEIÇÕES NO BRASIL
Modelo de Gráfico
para apuração
Modelo de Cédulas
Candidatos
1 ) TIGRE
( )
2) LEÃO
( )
3 ) GIRAFA (
)
4 )
JACARÉ ( )
5) ESQUILO
( )
6 ) QUATI
( )
7 ) MACACO (
)
8 )
ANTA ( )
|
Texto utilizado para
sensibilização da Eleição Simulada
A ELEIÇÃO NA MATA
Era uma vez uma floresta. Não uma floresta qualquer, mas uma
grande floresta, com árvores altíssimas e tantos tipos de plantas que nem os
cientistas muito estudiosos conheciam. Havia um rio cheio de pedras que
formavam cachoeiras enormes de onde o pôr do sol parecia um quadro pintado por
um pintor daqueles bem famosos, de nome bem complicado. O sol descia
devagarzinho entre as montanhas que ficavam lá pro lado de lá do rio, enquanto
os bichos pareciam fazer silêncio pra observar. Ah, os bichos... Nesta floresta
viviam muitos bichos em paz!
Um dia, os bichos da floresta resolveram fazer uma eleição
para eleger o rei da mata.
Os pássaros voaram para todos os lados para espalhar a
novidade.
Os jacarés se arrastavam desajeitados para a beira do rio
querendo conhecer os candidatos.
Os leões, os hipopótamos e os rinocerontes fizeram vários
comícios para convencer os bichos a votarem neles.
A macacada agitada de galho em galho, às vezes batia palmas
para um ou outro candidato.
Os coelhos pulavam de lá pra cá e de cá pra lá, muito
alegres, porque foram escolhidos para serem os fiscais.
No dia da eleição, os sapos, os patos e as araras fizeram a
propaganda.
As girafas olhavam tudo lá de cima e balançavam a cabeça
aprovando.
Os elefantes foram escolhidos para anunciar o resultado.
Sabe quem venceu a eleição?
Você e seus colegas é que vão dizer. Cada um deve votar em
um animal. Depois é só contar os votos e saber quem é o rei da mata!
Marco Antonio Hailer
Maria Fernandes Coccó
Excelente sua postagem,sobre Projeto ¨Eleições no Brasil¨,apresentando motivação,informações dos aspectos políticos,sociais,culturais e éticos,com intervenções didáticas,reconhecimento do papel social como cidadão responsável,participativo,com produções textuais,desenvolvendo habilidades de leitura,escrita,interpretação de texto e sua oralidade.
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