sexta-feira, 22 de junho de 2012

PROJETO ELEIÇÕES NO BRASIL










PROJETO ELEIÇÕES NO BRASIL















SALVADOR
2010

















PROJETO ELEIÇÕES NO BRASIL

















                    










SALVADOR
2010







SUMÁRIO

Apresentação ..................................................................................................................... 01                                                                          
  1. Justificativa ............................................................................................................ 02   
  2. Problematização ..................................................................................................... 04
  3. Linha central ........................................................................................................... 08
  4. Objetivos ................................................................................................................. 09
  5. Intervenções didáticas ............................................................................................. 10
  6. Mídias e tecnologias disponíveis para integrar ....................................................... 16            
  7. Critérios de Avaliação ............................................................................................ 17  
    8. Referências Bibliográficas........................................................................................  18    
     9. Anexos: cédulas, gráfico, texto...............................................................................    19



APRESENTAÇÃO

O Projeto Eleições que tem como tema Eleições no Brasil, será ministrado pelos docentes dos Ciclos I e II, do Ensino Fundamental I, da Rede Pública Municipal de Salvador, Secult, ou seja, pelas professoras das turmas: 3º, 4º e 5º Ano, que respectivamente são: Conchita M.E.de Matos, Nancy Schuwartz de Castro Borges, Ana Paula Stauldt e Tereza Selma Cavalcante. Este projeto será realizado na Escola Municipal Anjos de Rua, nos turnos Matutino e Vespertino, tendo como público-alvo os alunos das turmas já citadas, no período de 13 de setembro a 08 de outubro, com 3 horas –aula semanais, totalizando 12 horas-aula. Cada turma é constituída por números de alunos que variam de 21 a 30 alunos, sendo que as referidas professoras trabalham em regime de 40 horas semanais, tendo uma turma da mesma série, em cada turno.
Sendo este o ano de realização das Eleições trabalharemos com este Projeto de Língua Portuguesa, de forma interdisciplinar uma vez que utilizamos os eixos desta disciplina nas demais, utilizando as eleições como motivação, onde os alunos terão acesso às informações de diversos aspectos políticos, sociais, culturais e éticos, que fazem parte desse evento que são veiculadas nos diversos meios de comunicação, principalmente em jornais impressos.
Através de intervenções didáticas durante o Projeto os alunos deverão perceber a importância da escolha dos nossos governantes, reconhecer o seu papel social como cidadão responsável e participativo, valorizar as ações de cada um como contribuição para a vida das pessoas na sociedade, identificar, utilizar e produzir o Gênero Textual: Noticias, fazendo produções textuais do mesmo a partir dos conhecimentos adquiridos, desenvolvendo assim suas habilidades de leitura, escrita, interpretação de texto e sua oralidade. Com os textos organizarão jornais de notícias, jornais murais e portifoliuns. Esperando que o contato e o uso dos recursos tecnológicos os auxiliem no processo de seu aprendizado. 





JUSTIFICATIVA

Tendo em vista ser este o ano de realização das Eleições, e que os alunos estão ouvindo e comentando muito a respeito, sentimos necessidade de trabalhar com o tema Eleições no Brasil, visto que é um conteúdo contextualizado, interdisciplinar, além de permitir aos alunos acesso às informações variadas que fazem parte desse evento e que são veiculadas nos diversos suportes de difusão e veiculação de informação, como o rádio e a televisão, e pelas mídias impressas: revistas, panfletos e jornais impressos.
A cobertura desse grande evento que é o mais noticiado atualmente irá viabilizar a utilização das mídias em nossa escola, uma vez que o assunto desperta o interesse por informações sobre ele.  Esta será uma oportunidade de associarmos o currículo ao que é significativo para os alunos e que eles tenham acesso aos recursos tecnológicos, pois a influência das mídias sobre nossos alunos é muito grande e devemos incentivá-los e orientá-los para seu uso adequado. Esperamos que através deste projeto, o contato com as tecnologias auxilie nossos alunos no processo de seu aprendizado e que eles possam atingir todos os objetivos propostos.
A mídia impressa que daremos ênfase a sua utilização durante o projeto, será o jornal, por ser de mais fácil acesso ao nosso público-alvo e porque ele é um ótimo recurso didático, apresentando inúmeras vantagens para sua utilização, uma vez que “apresenta um conjunto dos mais variados conteúdos, preenche plenamente seu papel de objeto da comunicação... Levar jornais e revistas para a sala de aula é trazer o mundo para dentro da escola”. (FARIA, 2003, p.11-12).
Enriqueceremos nossas aulas de Língua Portuguesa, com o tema em questão, de forma interdisciplinar, uma vez que utilizamos os eixos desta disciplina nas demais. Utilizaremos textos que tratem de aspectos: políticos, sociais, culturais e dos temas transversais: ética e cidadania. Sendo que o gênero textual escolhido para o trabalho é: Noticias. Os alunos farão produções textuais do mesmo a partir dos conhecimentos adquiridos, desenvolvendo assim suas habilidades de leitura, escrita, interpretação de texto e sua oralidade e ainda sua consciência crítica. Com os textos organizarão jornais de notícias, jornais murais e portifoliuns.
Honoralice de Araújo Mattos Paolinelli, diz em seu texto Práticas de Leitura/Escrita em Sala de Aula que “o ensino tradicional da língua materna pode ser caracterizado por seu feitio predominantemente normativo e conceitual” e que com o surgimento de teorias inspiradas no sociointeracionismo, na teoria da enunciação e do discurso e na lingüística do texto, os adeptos a esta linha de pensamento, passaram a centrar o ensino da linguagem “no funcionamento da língua enquanto sistema simbólico, situado num contexto sócio-histórico determinado.” Para Honoralice para que haja realmente mudanças na produção textual é necessário que o aluno tenha condições adequadas para sua elaboração de texto.Trabalhar de forma contextualizada é uma das condições e este é o motivo da escolha do tema.E para que o aluno possa redigir um determinado Gênero Textual ele tem que conhecê-lo e para isto ele deve ser posto em contato com um corpus textual desse mesmo gênero, que lhe sirva de referência. Sobre isto LOPES-ROSSI em seu texto Procedimentos para estudo de gêneros discursivos da escrita, também diz que qualquer que seja o gênero “O procedimento inicial para o estudo é a seleção de um conjunto de textos (um corpus para análise) do gênero escolhido. Deve-se ter o cuidado de selecionar textos de fontes ou de autores diferentes, para garantir uma melhor representatividade das possibilidades de variação daquele gênero, quando esse for o caso”. Por esta razão foi a nossa escolha do Gênero Textual: Notícias e o Jornal para trabalharmos neste projeto, uma vez que esta mídia tem grande variedade de autores e igualmente de notícias sobre o tema.




PROBLEMATIZAÇÃO

O que sabemos?
  • O evento de interesse, do povo brasileiro atualmente é as Eleições e os alunos da Escola têm interesse por informações sobre ele.
  • Poderemos utilizar este evento para os alunos evoluírem sua oralidade, leitura escrita, produção de textos e seu senso crítico.
  • A mídia impressa que temos disponível para utilização com todos os alunos é o Jornal ( Principalmente, o Jornal A Tarde, que é recebido diariamente na
  • Escola )
  • Na comunidade onde a escola está inserida a maioria dos alunos não têm acesso às Novas Tecnologias.
  • É necessário o acesso a elas e é a Escola que deve suprir esta carência e para isto poderemos utilizar:
  • Televisão e aparelho de DVD, para assistir programas relativos às Eleições.
  • Televisão para assistir notícias das Eleições
  • Computadores, que mesmo sem estar instalada a Internet, poderemos utilizar para digitar textos trabalhados durante o projeto.
  • A impressora da escola para imprimir textos produzidos por alunos e reprodução de textos diversos
  • Computador e Internet (da Secretaria da escola, de professores e alguns alunos) para pesquisas sobre as Eleições.
  • Câmera Fotográfica e Filmadora, para fotografar e filmar as várias etapas do desenvolvimento do Projeto.
  • Câmera Fotográfica para fotografar e fazer slides, para alunos e professores observarem as etapas do trabalho e depois montar estratégias para melhorá-las.
  • A Filmadora para fazer vídeos com os mesmos objetivos da Câmera Fotográfica.
  • Rádio para ouvir notícias das Eleições.
  • TV conectada ao Computador para assistir os vídeos.
  • Data Show para exibir slides
O que queremos saber?


    Sobre as Eleições:
  •  Sistema eleitoral
  • Partidos políticos
  • Fraude
  • Voto eletrônico
  • Convenção
  • Comício
  • Assembléia
  • Urna
  • Voto
  • Título de eleitor
  • Propostas dos candidatos
  • Direitos e deveres dos eleitores
  • Voto em branco e votos nulos
  • De quanto em quanto tempo há eleições
  • Democracia
  • República
      Sobre o Jornal :
  • O que o é um jornal
  • Como está dividido o jornal
  • Qual é o caderno do jornal que traz mais noticias sobre as Eleições
      Sobre o Gênero Textual Notícia:
  • O que é manchete
  • O que é notícia
  • Como podem ser divididas as notícias
  • Como as notícias chegam à imprensa
  • O que é necessário para que a notícia seja interessante:


Como vamos fazer?
        Ações para o desenvolvimento do assunto:
  • Discutir o assunto.
  • Assistir a programas na TV relativos às Eleições
  • Exibir vídeos relativos às Eleições.
  • Sugerir entrevista com eleitores com idade acima de setenta anos cujo voto é facultativo.
  • Solicitar que pesquisem historicamente como aconteceu e se desenvolveu ao longo do tempo o processo eleitoral no Brasil.
  • Fazer comparação do mesmo fato em jornais diferentes. (Para desenvolver o senso critico dos alunos).
  • Fazer uma eleição simulada. Utilizaremos o texto Eleições na Mata para sensibilização.
  • Explicar novamente, como a atividade que será desenvolvida,sobre o Jornal e o Gênero Textual Notícia.
  • Colocar os alunos em contato com um corpus textual do gênero utilizado, que lhe sirva de referência, através de:
a)      Leitura de textos sobre o tema, trazidos para a sala pelas professoras com o Gênero Textual utilizado: Notícias.
b)      Apresentação de alguns jornais para identificação de notícias sobre as Eleições.
c)      Acompanhar as notícias nos jornais sobre as Eleições, principalmente no Jornal A Tarde.
d)      Fazer um resumo das noticias diariamente.
e)      Pesquisas em classe, sobre o tema em jornais e revistas (Gênero Textual utilizado: Notícias).
f)        Pesquisa extraclasse em outros suportes (jornal, revista, Internet) sobre notícias do tema.
g)      Recortar notícias de jornais sobre o tema para iniciar a montagem de um Jornal Mural.
  • Fazer um Jornal de Notícias das Eleições, com textos produzidos pelos alunos.
  • Organizar um Jornal Mural das Eleições
     Concluindo o trabalho
  • Organizar os trabalhos para a culminância
  • Término do jornal mural e organização dos Portifóliuns
   Produto Final, a partir das ações anteriores:
  • Produção de textos, do Gênero Textual: Noticias a partir dos conhecimentos adquiridos.
  • Jornal de Notícias das Eleições.
  • Jornal de Mural das Eleições.
CULMINÂNCIA DO PROJETO:
Situação Comunicativa, com as seguintes  atividades:
Pátio da escola:
  • Serão feitos pequenos stands, no pátio da escola, um para cada turma, para serem expostos os Portifoliuns das atividades que forem trabalhadas pelas turmas e os Jornais de Notícias das Eleições com textos produzidos pelos alunos.
  • Serão expostos nas paredes, para socialização de todas as turmas, o Jornal de Mural das Eleições criado pelos alunos.
  • Os alunos de todas as turmas assistirão na televisão no pátio da Escola o resultado das eleições.




 



LINHA CENTRAL

Durante o Projeto Eleições no Brasil através de intervenções didáticas do trabalho de Língua Portuguesa, utilizado de forma interdisciplinar, os alunos deverão se apropriar dos diversos aspectos políticos, culturais, sociais e éticos, contidos no evento e perceber a importância da escolha dos nossos governantes, reconhecer o seu papel social como cidadão responsável e participativo, valorizar as ações de cada um como contribuição para a vida das pessoas na sociedade, identificar, utilizar e produzir o Gênero Textual: Noticias, fazendo produções textuais do mesmo a partir dos conhecimentos adquiridos, desenvolvendo assim suas habilidades de leitura, escrita, interpretação de texto, sua oralidade e ainda seu senso crítico.Esperamos que o contato e o uso dos recursos tecnológicos, principalmente a utilização do Jornal, os auxiliem no processo de seu aprendizado. 



OBJETIVOS

Objetivo Geral:

  • Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, possibilitando aos alunos condições para sejam capazes de identificar, utilizar e produzir textos, coerentes e coesos do Gênero Textual: Noticias e que eles se apropriem dos diversos aspectos políticos, culturais, sociais e éticos contidos nas Eleições, situando-a no contexto escolar, utilizando os recursos tecnológicos como aliados ao seu processo de aprendizado.

Objetivos específicos:

  • Sistematizar o conhecimento dos alunos acerca das Eleições para que percebam a importância da escolha dos nossos governantes e o seu papel social como cidadão responsável e participativo, valorizando as ações de cada um como contribuição para a vida das pessoas na sociedade.
  • Identificar, utilizar e produzir o Gênero Textual: Noticias, fazendo produções textuais do mesmo a partir dos conhecimentos adquiridos, desenvolvendo assim suas habilidades de leitura, escrita, interpretação de texto e sua oralidade.
  • Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado.
  • Participar de situações de socialização.




INTERVENCÕES
Intervenção I - Sistematização do Conhecimento
·                    Conversa informal com as crianças sobre as notícias divulgadas pela televisão, rádio e jornais sobre as Eleições para recolher os conhecimentos prévios. Isto será dividido em algumas etapas, logo no início da aula.
·                    Fazer questionamentos:
De quanto em quanto tempo há eleições?
Quando acontecerá as Eleições de 2010?
O que vocês têm assistido, escutado ou lido sobre as Eleições?
O que vocês sabem sobre as Eleições?
Quais os cargos serão disputados nas Eleições em 2010?
Quais os principais partidos políticos que existem em nosso país?
O que é Democracia ?
O que é República?
Qual o significado de fraude, voto eletrônico, convenção, comício, assembléia, urna, voto e título de eleitor?
O que são direitos e deveres dos eleitores?
Qual a diferença entre voto em branco e votos nulos?
Quais são as propostas dos principais candidatos à Presidência da República e Governador de seu Estado?
·                    Levantar hipóteses sobre o provável:
Governador do Estado e Presidente da República  a serem eleitos.
·                    Principais questionamentos sobre o assunto:
Como você chegou a essa conclusão?
Quais dados que nos leva a esta conclusão?
·                    Discutir o assunto.
·                    Explicar sobre a atividade que será desenvolvida e sobre o Jornal e o Gênero Textual Notícia.



Apresentação da Atividade:
Durante 12 aulas de Português trabalharemos com o Gênero Textual Notícias, Faremos um Jornal Mural com recortes de notícias e um Jornal de Noticias com textos produzidos pelos alunos a partir dos conhecimentos adquiridos através de várias ações do Projeto.

Explicar sobre o jornal:
O que o é o jornal e que ele está dividido em cadernos e estes em seções.
O que é manchete:
A manchete fica na primeira página do jornal, é o título principal, é escrita com letras grandes e é considerada a mais importante do dia dentre as notícias contidas no jornal.
O que é notícia:
As notícias são a matéria-prima do jornal e que elas podem ser: Locais, Nacionais e Internacionais.
A noticia é uma narrativa de um acontecimento atual. Ela chega aos veículos de imprensa por meio de repórteres, correspondentes, agências de notícias e assessorias de imprensa.   
Para que uma notícia seja interessante:
A notícia deve ser um fato importante para interessar ao público.
Ela deve conter informações novas

Fazer questionamentos:
Qual é o caderno do jornal que traz mais noticias sobre as Eleições?
Quais as notícias que serão importantes para nós brasileiros acompanharmos neste período que antecede às eleições?

Intervenção II - Ações para Desenvolver os Conteúdos Conceituais e Atitudinais
Ações para apreensão do assunto:
·        Conversa informal, para colher conhecimentos prévios sobre assuntos relativos ao tema,ao jornal e sobre o Gênero Textual em pauta.
·        Discutir o assunto. Formar equipes e promover debates sobre os diversos assuntos.
·        Assistir programas na TV relativos às Eleições, no Laboratório de Informática, onde estão a TV e demais aparelhos.
·        Exibir vídeos relativos às Eleições.Trazer vídeos com debates e plataformas dos candidatos para serem exibidos.
·        Sugerir entrevista com eleitores com idade acima de setenta anos cujo voto e facultativo. Perguntar por que votam?
      Muitas crianças em nossa comunidade vivem com os avós.A entrevista poderá ser individual e extra-classe.
·        Solicitar que pesquisem historicamente como aconteceu e se desenvolveu ao longo do tempo o processo eleitoral no Brasil.Esta pesquisa será feita individualmente e em grupos, na escola ou extraclasse, em jornal, revista e Internet.
·        Fazer comparação do mesmo fato em jornais diferentes. (Para desenvolver o senso critico dos alunos)
Solicitar que cada grupo trabalhe comum exemplar de jornais diferentes,do mesmo dia,para fazer comparação das notícias do mesmo fato.Estimular os alunos a opinarem sobre os fatos noticiados, explicando que cada um pode ter uma opinião diferente sobre o mesmo fato, sem que isto queira dizer que um está certo e o outro errado.
·        Fazer uma eleição simulada, com os alunos recebendo nomes de animais (estaremos trabalhando com animais nesta unidade) Utilizaremos o texto Eleições na Mata para sensibilização.As cédulas serão impressas e faremos a apuração tirando as cédulas da urna e fazendo o registro no gráfico de barras.
·        Explicar novamente, como a atividade que será desenvolvida , sobre o Jornal e o Gênero Textual Notícia.
·        Colocar os alunos em contato com um corpus textual do gênero utilizado, que lhe sirva de referência, através de:
a) Leitura de textos sobre o tema, trazidos para a sala pelas professoras com o Gênero Textual utilizado: Notícias.
b) Apresentação de alguns jornais para identificação de notícias sobre as Eleições (Utilizar principalmente o Jornal A Tarde, que é recebido diariamente na Escola).
c) Acompanhar as notícias nos jornais sobre as Eleições, principalmente no Jornal A Tarde.
d) Fazer um resumo das noticias diariamente.
e)      Pesquisas em classe, sobre o tema em jornais e revistas (Gênero Textual utilizado: Notícias). Pesquisar na sala de aula, em jornais e revistas, as notícias que falem sobre os diversos aspectos políticos, sociais, culturais e éticos, que fazem parte desse evento.
       Este trabalho será feito em grupo de quatro alunos.
f) Pesquisa extraclasse em outros suportes (jornal, revista, Internet) sobre notícias do  tema.
Pesquisar em jornais, revistas ou Internet, em casa ou em Biblioteca, sobre as propostas dos principais candidatos à Presidência da Republica e Governador de seu Estado.
   g) Recortar notícias de jornais sobre o tema para iniciar a montagem de um jornal mural.
·        Fazer um Jornal de Notícias das Eleições
Com textos produzidos pelos alunos, a partir dos conhecimentos adquiridos através do contato com as notícias lidas, ouvidas ou assistidas. As notícias deverão contemplar os diversos aspectos políticos, culturais, sociais e éticos, contidos no evento.
Esta atividade será feita em equipes de 5 alunos.
Dividir as tarefas entre os participantes do grupo para escrever os artigos,digitar,ilustrar  e  paginar o jornal.
·        Organizar um Jornal Mural das Eleições
Trabalhar diariamente na montagem de um Jornal Mural das Eleições.
Recortar notícias de jornais sobre o tema para fazer a montagem do Jornal Mural das Eleições.
Espalhar folhas de papel metro pelas paredes da sala e também no pátio da escola. Todas as folhas terão títulos, que serão: A Eleições de Ontem e de Hoje, Notícias das Eleições, Curiosidades sobre as Eleições.
   Este trabalho será feito individual ou em grupo dependendo do dia e da quantidade de material coletado. Os alunos que trouxerem notícias de casa poderão colá-las no Jornal Mural das Eleições e socializá-las com os demais alunos. Em outras vezes no trabalho coletivo depois da leitura das manchetes e notícias, cada grupo selecionará o que é mais importante, recortará e depois irá colar no Jornal Mural.
      Concluindo o trabalho
·  Organização dos trabalhos para a culminância.
·  Término do Jornal de Mural das Eleições e organização dos Portifóliuns.

      Produto Final, a partir das ações anteriores:
a) Produzir textos, coerentes e coesos do Gênero Textual: Noticias a partir dos   conhecimentos adquiridos.
b) Jornal de Notícias das Eleições, com os textos produzidos a partir das notícias lidas, ouvidas ou assistidas sobre o tema.
c) Jornal de Mural das Eleições criado pelos alunos.

Intervenção III - Contato e utilização dos recursos tecnológicos

·        Jornais e revistas, para pesquisas em classe e extraclasse.
·        Televisão para assistir notícias das Eleições.
·        Televisão e aparelho de DVD, para assistir programas relativos às Eleições.
·        Computadores, do laboratório, que mesmo sem estar instalada a Internet, poderemos utilizar para digitar textos trabalhados durante o projeto.
·        Computador e Internet (da Secretaria da escola, de professores e alguns alunos) para pesquisas sobre as Eleições.
·        Impressora da escola para imprimir textos produzidos por alunos e reprodução de textos diversos
·        Câmera Fotográfica e Filmadora, para fotografar e filmar as várias etapas do desenvolvimento do Projeto.
·        Câmera Fotográfica para fotografar e fazer slides, para alunos e professores observarem as etapas do trabalho e depois montar estratégias para melhorá-las.
·        Filmadora para fazer vídeos com os mesmos objetivos da Câmera Fotográfica.
·        Rádio para ouvir notícias das Eleições
·        Data Show para exibir slides para alunos e professores observarem as etapas do trabalho e depois montar estratégias para melhorá-las.



Intervenção IV - Situações de Socialização

Assistir à exibição de vídeos e programas sobre as Eleições
·        Cada turma irá para o Laboratório de Informática, onde tem Televisão, DVD e Data Show e assistirá a vídeos e programas sobre as Eleições.Assistirão também a exibição de slides com a utilização do Data Show, para observarem as etapas do Projeto.
·        Eleição simulada, com os alunos recebendo nomes de animais (estaremos trabalhando com animais nesta unidade) Utilizaremos o texto Eleições na Mata para sensibilização.

CULMINÂNCIA DO PROJETO:

Situação Comunicativa, com as seguintes atividades:
Pátio da escola:
·        Serão feitos pequenos stands, no pátio da escola, um para cada turma, para serem expostos os Portifoliuns das atividades que forem trabalhadas pelas turmas e os Jornais de Notícias das Eleições com textos produzidos pelos alunos.
·        Serão expostos nas paredes, para socialização de todas as turmas, o Jornal de Mural das Eleições criado pelos alunos.
·        Os alunos de todas as turmas assistirão na televisão no pátio da Escola o resultado das eleições. Dependendo do horário usaremos gravação em DVD
Antes de irem para o pátio conversaremos sobre Ética e Democracia. Qualquer que seja o candidato eleito temos que respeitá-lo e a opinião dos colegas e demais pessoas também deverá ser respeitada. Na democracia todos têm direito a emitir opinião.



MÍDIAS E TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS PARA INTEGRAR O PROJETO

Papel ofício, papel metro, papel laminado, Caixa de lápis hidrocor, lápis de cor, cola, tesoura, tinta, retratos de candidatos das Eleições 2010  ( Santinhos), reprodução de textos, revistas, jornais e outros documentos vinculados à mídia, figuras, mural, televisão, aparelho de CD Room, microssistem, Computador com acesso a Internet, impressora, câmera fotográfica e filmadora, rádio.





CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROJETO

  • Avaliação do aluno: Acontecerá durante o desenvolvimento do trabalho, as novas informações adquiridas, as dúvidas, as questões esclarecidas e as conclusões construídas serão avaliadas e compartilhadas constantemente.

  • Avaliação do projeto: Será feita pelos professores, no decorrer do trabalho para verificar o desenvolvimento.
      Em caso de necessidade, fazer alguma modificação.
      Após a culminância do projeto, registrar os resultados obtidos, os quais serão compartilhados com professores e a Direção no AC da Escola.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

A TARDE. Jornal diário. Salvador: Editora A Tarde, várias edições. (Edições de 13 de setembro a 08 de outubro de 2010).
FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula – A organização de um jornal, leitura crítica, redação escolar e linguagem de Imprensa. São Paulo, Contexto. 1996. 
__________Como usar o jornal na sala de aula. 8ª edição, (coleção repensando o ensino) São Paulo: Contexto. 2003.
LOPES-ROSSI, M.  A.  G. Procedimentos para estudo de  gêneros discursivos da   escrita. Revista Intercâmbio, volume XV. São Paulo: LAEL/PUC-SP, ISSN 1806-275X, 2006.

PAOLINELLI, Honoralice de Araújo Mattos. COSTA, Sérgio Roberto. Práticas de leitura/escrita em sala de aula.

REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS:

WIKIPEDIA. Eleição Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%A3o  Acesso em: 12/ 09/ 2010
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR. Marcos da Aprendizagem. Disponível em: <http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-educar/ensino-fundamentalI/marcos-de-aprendizagem-ciclo-I.pdf> Acesso em: 12/ 09/ 2010





ANEXOS DO
PROJETO ELEIÇÕES NO BRASIL



























Modelo de Gráfico para apuração


Modelo de Cédulas


           
Candidatos

   1 )   TIGRE   (   )

  2)   LEÃO    (   )

  3 )  GIRAFA (   )

  4  )  JACARÉ  (   )

  5)  ESQUILO  (   )

  6 )  QUATI    (   )

  7 )   MACACO (   )

  8  )  ANTA   (   )







Texto utilizado para sensibilização da Eleição Simulada

A ELEIÇÃO NA MATA

Era uma vez uma floresta. Não uma floresta qualquer, mas uma grande floresta, com árvores altíssimas e tantos tipos de plantas que nem os cientistas muito estudiosos conheciam. Havia um rio cheio de pedras que formavam cachoeiras enormes de onde o pôr do sol parecia um quadro pintado por um pintor daqueles bem famosos, de nome bem complicado. O sol descia devagarzinho entre as montanhas que ficavam lá pro lado de lá do rio, enquanto os bichos pareciam fazer silêncio pra observar. Ah, os bichos... Nesta floresta viviam muitos bichos em paz!
Um dia, os bichos da floresta resolveram fazer uma eleição para eleger o rei da mata.
Os pássaros voaram para todos os lados para espalhar a novidade.
Os jacarés se arrastavam desajeitados para a beira do rio querendo conhecer os candidatos.
Os leões, os hipopótamos e os rinocerontes fizeram vários comícios para convencer os bichos a votarem neles.
A macacada agitada de galho em galho, às vezes batia palmas para um ou outro candidato.
Os coelhos pulavam de lá pra cá e de cá pra lá, muito alegres, porque foram escolhidos para serem os fiscais.
No dia da eleição, os sapos, os patos e as araras fizeram a propaganda.
As girafas olhavam tudo lá de cima e balançavam a cabeça aprovando.
Os elefantes foram escolhidos para anunciar o resultado. Sabe quem venceu a eleição?
Você e seus colegas é que vão dizer. Cada um deve votar em um animal. Depois é só contar os votos e saber quem é o rei da mata!

Marco Antonio Hailer
Maria Fernandes Coccó








Um comentário:

  1. Excelente sua postagem,sobre Projeto ¨Eleições no Brasil¨,apresentando motivação,informações dos aspectos políticos,sociais,culturais e éticos,com intervenções didáticas,reconhecimento do papel social como cidadão responsável,participativo,com produções textuais,desenvolvendo habilidades de leitura,escrita,interpretação de texto e sua oralidade.

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