PROJETO ORALIDADE:
REPÓRTER- MIRIM
SALVADOR
2011
PROJETO ORALIDADE:
REPÓRTER- MIRIM
SALVADOR
2011
Projeto Oralidade: Repórter- mirim
Tema da proposta:
Aniversário da Escola
Identificação da
escola:
Escola Municipal Anjos de Rua, situada à Rua Deputado Paulo
Jackson s/n, Piatã,Salvador, Bahia
Público a ser
envolvido: alunos das turmas: 3º, 4º
e 5º Ano, dos Ciclos I e II, do Ensino Fundamental I
Professores
responsáveis: Nancy Schuwartz de Castro Borges, Ana Paula Stauldt e Tereza
Selma Cavalcante
Período de
realização: Mês de abril de 2011, com 3 horas –aula semanais, totalizando 9
horas-aula.
JUSTIFICATIVA
Justifica-se trabalhar com este
Projeto porque a nossa escola está completando dezesseis anos e tendo em vista
que os alunos estão trabalhando com várias atividades relativas ao assunto, o
qual desperta o interesse por informações e é um conteúdo contextualizado,
sentimos necessidade de trabalhar com o mesmo em nossas aulas de Língua
Portuguesa de forma interdisciplinar, uma vez que utilizamos os eixos desta
disciplina nas demais.
A Escola tem uma história
interessante, a começar por seu nome. Apesar de ser uma construção simples e
ter uma localização de difícil acesso, muitas pessoas trabalharam para que
fosse edificada e funcionasse. Para conhecer todo este processo, os alunos
farão entrevistas com a fundadora da comunidade, seu presidente, pessoas que já
residem há muito tempo no local e funcionários antigos da escola.
O objetivo desta atividade é possibilitar aos alunos condições de
participar de situações comunicativas simulando programas de rádio, para
que desenvolvam suas habilidades de leitura, escrita e principalmente a
oralidade que é um instrumento social e é necessário que os alunos percebam seu
valor e sua função na construção da informação e do conhecimento, pois é
principalmente através da fala que nos comunicamos, expressamos nossas idéias,
opiniões, podemos narrar fatos e conhecer tradições dos mais variados lugares.
Sobre isto Lilian Kelly Caldas em seu texto: Trabalhando tipos/gêneros textuais em sala de aula: uma estratégia
didática na perspectiva da mediação dialética, diz:“A linguagem existe a serviço da comunicação e possui função de mediação
nas práticas sociais. A mediação entre os homens se faz por intermédio da
palavra e a capacidade humana de articular significados coletivos e
compartilhá-los se dá por intermédio da linguagem”.
A função da escola, quanto à
oralidade, é muito importante. A criança aprende a língua no seu ambiente
social. Quem nasce em um ambiente letrado tem a oportunidade de aprender a se
comunicar melhor desde cedo. Se os Gêneros Textuais da Oralidade não forem
trabalhados na escola os alunos que não tiveram esta oportunidade estarão
sempre com um déficit em sua comunicação e na construção de seu conhecimento.
Através de intervenções didáticas durante este
Projeto os alunos deverão desenvolver o seu senso critico, suas
habilidades de leitura, escrita e
sua oralidade, utilizando a linguagem
radiofônica, com o Gênero da Oralidade: Entrevista e os recursos tecnológicos, principalmente o rádio, como aliados ao seu processo
de aprendizado.
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
- Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, possibilitando aos alunos condições de participar de situações comunicativas simulando programas de rádio, nas quais envolva o público, o planejamento da fala e uso de recursos tecnológicos auxiliares, principalmente o rádio, para que eles desenvolvam assim suas habilidades de leitura, escrita e sua oralidade.
Objetivos específicos:
- Sistematizar o conhecimento dos alunos sobre a História da Escola e o Gênero da Oralidade: Entrevista .
- Desenvolver as habilidades de ouvir e utilizar a fala para expressar idéias, emitir opiniões e pontos de vista.
- Produzir textos orais, individuais ou coletivos, a partir de temas propostos e livres.
- Utilizar a entonação, a dicção, a postura em situações comunicativas, tais como entrevistar a fundadora da comunidade, seu presidente, pessoas que já residem há muito tempo no local e funcionários antigos da escola.
- Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos, principalmente o rádio, como aliados ao processo de aprendizagem.
Gênero Textual:
Trabalharemos com Gênero da Oralidade: Entrevista e
concomitantemente trabalharemos com a transposição do gênero trabalhado para a
escrita.
“A entrevista é um método de
recolha de informações que consiste em conversas orais, individuais ou de
grupos, com várias pessoas seleccionadas cuidadosamente, cujo grau de
pertinência, validade e fiabilidade é analisado na perspectiva dos objectivos
da recolha de informações (Ketele, 1999: 18).
O trabalho será realizado com o
tipo de entrevista guiada , onde os
entrevistadores utilizarão o “guião”
de entrevista, que é um conjunto de questões que o repórter -mirim utilizará em
sua entrevista..
PROBLEMATIZAÇÃO
O que sabemos?
|
·
A escola está completando 15 anos de fundação e os alunos têm interesse
por informações sobre o assunto.
·
Poderemos utilizar este evento para os alunos evoluírem sua oralidade, leitura
escrita, produção de textos e seu senso crítico.
O que temos na escola e poderemos utilizar:
·
Caixa de som
e microfone para simular o programa radiofônico
·
Rádio para os alunos ouvirem entrevistas
·
Computadores,
que mesmo sem estar instalada a Internet, poderemos utilizar para digitar
textos trabalhados durante o projeto.
·
Gravador
para gravar os programas
·
A
impressora da escola para imprimir textos produzidos por alunos e
reprodução de textos diversos
·
Câmera
Fotográfica e Filmadora, para fotografar e filmar as várias etapas do
desenvolvimento do Projeto.
·
Câmera
Fotográfica para fotografar e fazer slides, para alunos e professores
observarem as etapas do trabalho e depois montar estratégias para melhorá-las.
·
A
Filmadora para fazer vídeos com os mesmos objetivos da Câmera
Fotográfica.
·
TV e CD
Player para assistir a entrevista
·
Micro System
para ouvir a entrevista gravada anteriormente e as entrevista dos alunos
depois montar estratégias para melhorá-las.
·
Data
Show para exibir slides e vídeos
|
O que queremos saber?
|
Sobre a História da Escola:
Sobre o Gênero Textual Entrevista :
·
O que é entrevista?
·
Quem é o entrevistador ?
·
Quem é o entrevistado?
·
O que é a pauta e o que deve ser contido nela?
Tipo de
entrevista: Entrevista Guiada
Preparação e Planejamento
·
A quem perguntar [como selecionar os
entrevistados)
·
_ O que perguntar [tópico guia ou guião];
·
O que é o guião e sua utilidade neste tipo de
entrevista
|
Como vamos fazer?
|
Ações para o desenvolvimento do assunto:
Sobre a escola :
Sobre o Gênero da
Oralidade:Entrevista
Sugerir entrevistas com a
fundadora da comunidade, seu presidente, pessoas a que já residem há muito
tempo no local e funcionários antigos da escola.
|
INTERVENCÕES
Intervenção I - Sistematização do Conhecimento
PRIMEIRO ENCONTRO:
- Contar a História da Escola.
- Cantar a paródia Anjos de Rua, feita com a Música: Sorte Grande de Ivete Sangalo
- Conversa informal com as crianças para recolher os conhecimentos prévios sobre História da Escola e o Gênero da Oralidade: Entrevista .
- Fazer questionamentos:
- Quando esta escola foi construída?
- Porque esta escola foi construída neste local?
- É importante ter uma escola em um lugar onde não existe meios de transporte?
- Qual a origem do nome da escola?
- Com que verba foi construída a escola?
- Só com a venda dos anjinhos daria para construir a escola?
- Qual a participação da comunidade na construção da escola?
- Por que dizemos que está é uma escola conveniada com a Rede Municipal?
- É importante para a escola manter projetos como o Escola Aberta e o mais educação?
- Para a comunidade qual a importância desta escola ?
- Observando a escola os moveis são conservados e as paredes não são riscadas nem pichadas, por qual motivo os alunos ajudam a conservá-la?
- Como as professoras e funcionários chegam à escola?
- Sobre o Gênero Textual Entrevista :
- O que é entrevista?
- Quem é o entrevistador ?
- Quem é o entrevistado?
- O que é a pauta e o que deve ser contido nela?
- Tipo de entrevista: Entrevista Guiada
- Preparação e Planejamento
- A quem perguntar [como selecionar os entrevistados)
- O que perguntar [tópico guia ou guião];
- O que é o guião e sua utilidade neste tipo de entrevista;
Intervenção II - Ações para Desenvolver os Conteúdos Conceituais e
Atitudinais
SEGUNDO ENCONTRO:
Ações para apreensão do assunto:
Conversa informal com as crianças para
recolher os conhecimentos prévios sobre História da Escola e o Gênero da
Oralidade: Entrevista .
Apresentar exemplos de Entrevistas radiofônicas e televisivas para desenvolver as habilidades de ouvir e
observar a entonação, a dicção, a postura em situações comunicativas.
TERCEIRO ENCONTRO:
Discutir com
os alunos as características do Gênero da Oralidade: Entrevista e as especificidades das entrevistas
televisivas e as do rádio .
Explicar sobre o Gênero Textual Entrevista :
·
O que é entrevista.
·
Quem é o entrevistador .
·
Quem é o entrevistado.
·
O que é a pauta e o que deve ser contido nela.
·
O que é o guião e sua utilidade neste tipo de
entrevista
QUARTO ENCONTRO:
Solicitar que pesquisem historicamente
como foi o processo da construção e fundação da escola
QUINTO ENCONTRO:
Explicar que
para eles que ainda são pequenos o melhor tipo de entrevista: é a Entrevista
Guiada
Sugerir entrevistas com a fundadora da
comunidade, seu presidente, pessoas a que já residem há muito tempo no local e
funcionários antigos da escola.
Explicar a importância dessas pessoas serem
entrevistados
Ajudá-los na Preparação e Planejamento
a)A
quem perguntar [como selecionar os
entrevistados)
b )O que perguntar [tópico guia ou guião];
Os alunos em grupos ou
individualmente produzirão os textos dos “guiões” , ou seja as entrevistas .
SEXTO ENCONTRO:
Continuação da produção da aula anterior
As
entrevistas produzidas na aula
anterior serão copiadas no quadro e todos os alunos irão ler e com a ajuda da
professora irão opinar se os
questionamentos estão adequados a cada
entrevistado.
SÉTIMO ENCONTRO:
Os alunos irão escolher
quais serão os repórteres -mirim que irão entrevistar cada pessoa. Sendo que
cada um pertencerá a uma equipe.
Intervenção III - Contato e utilização dos recursos tecnológicos
OITAVO ENCONTRO;
Realização das entrevistas
planejadas
Filmagem das mesmas, depois montar
estratégias para melhorá-las.
Gravar as entrevistas para ouvi-las com o mesmo
objetivo
Intervenção IV - Situações de Socialização
NONO ENCONTRO:
Exibir com o Data Show as entrevistas no laboratório de
Informática para que os alunos das demais classes possam assisti-las.
Ouvir as entrevistas.
MÍDIAS E TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS PARA INTEGRAR O PROJETO
Caixa de som, microfone , rádio ,computadores, gravador,
impressora, câmera fotográfica, filmadora,TV ,CD Player, Data Show, Micro
System, mídias de CD e DVD
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROJETO
- Avaliação do aluno: Acontecerá durante o desenvolvimento do trabalho, as novas informações adquiridas, as dúvidas, as questões esclarecidas e as conclusões construídas serão avaliadas e compartilhadas constantemente.
- Avaliação do projeto: Será feita pelos professores, no decorrer do trabalho para verificar o desenvolvimento.
Em caso
de necessidade, fazer alguma modificação.
Após a culminância do projeto, registrar
os resultados obtidos, os quais serão compartilhados com professores e a
Direção no AC da Escola.
REFERÊNCIAS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
SCHNEUW, B. ; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas:
Mercado de Letras, 2004.
REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS:
A ORALIDADE: UM OBJETO DE ENSINO
MEDIADO PELO ESTUDO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS ORAIS
http://thebookshq.com/download/entrevistas-sobre-generos-orais-3.html
PARA ENTENDER: ORALIDADE DA LINGUAGEM (Site EDUCAREDE)
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=9&id_subtema=4
GÊNEROS ORAIS: UMA NOVA PROPOSTA DE ABORDAGEM DO ENSINO
http://www.revistaeutomia.com.br/volumes/Ano1-Volume1/linguistica-artigos/Rafaela-Peixoto.pdf
NOTÍCIA RADIOFÔNICA: APROPRIAÇÃO DE UM GÊNERO DE TEXTO NA IMPLANTAÇÃO DE RÁDIOS ESCOLARES
http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/viewFile/411/504
http://thebookshq.com/download/entrevistas-sobre-generos-orais-3.html
PARA ENTENDER: ORALIDADE DA LINGUAGEM (Site EDUCAREDE)
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=9&id_subtema=4
GÊNEROS ORAIS: UMA NOVA PROPOSTA DE ABORDAGEM DO ENSINO
http://www.revistaeutomia.com.br/volumes/Ano1-Volume1/linguistica-artigos/Rafaela-Peixoto.pdf
NOTÍCIA RADIOFÔNICA: APROPRIAÇÃO DE UM GÊNERO DE TEXTO NA IMPLANTAÇÃO DE RÁDIOS ESCOLARES
http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/viewFile/411/504
WIKIPEDIA. Entrevista Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Entrevista
Acesso em: 12/ 10/ 2010
Anexos :
Diretora Alisson
falando sobre a importância da localização da Escola
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Moradora antiga
falando sobre as transformações que ela já assistiu durante os 16 anos da
Escola
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Funcionária de apoio
da Escola narrando como ajudou a erguer o prédio da Escola
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Construção da Linha
do Tempo da História da Escola Anjos
de Rua
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Data do aniversário
da Escola sendo registrada no Calendário de Parede
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Assim é a Escola Municipal Anjos de Rua ...
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Fotos da origem do
nome da Escola e o aspecto da
Escola em sua
inauguração
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Caminho para a Escola,
na época da Inauguração
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Foto
da Escola quando foi inaugurada
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Foto
da Escola após a primeira reforma
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Foto
da Escola em seu aspecto atual
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Veja o vídeo Hino da Escola,que faz parte deste Projeto
Escola Anjos de Rua
Anjos de Rua, a,a, a, Anjos de Rua, a,a, a,
de Rua,a,a,a,de Rua,
a,a,a. de Rua,a,a,a, de
Rua,a,a,a,
|
|
de Rua, a,a,a, de Rua,a,a,a, Se era bom, melhor
agora,
Escola Anjos de Rua. Estudar e fazer brincadeira.
A nossa sorte grande A professora
com jeitinho
É poder estudar aqui, Ensina com
carinho
|
a vida inteira.
Chegou bem de mansinho, Anjos de Rua, a,a, a,
Com a venda dos anjinhos De Rua,a,a,a, de
Rua,a,a,a,
E o amor da comunidade Escola Anjos de
Rua,a,a,a.
inteira.
|
Letra
: Paródia de Pró Conchita
História da Escola Anjos de Rua
A história da nossa escola é muito bonita. O nome dela é Anjos de Rua,
porque segundo moradores da comunidade, Dona Josefa, que era presidente da
Associação de Moradores, junto com algumas pessoas da Comunidade, faziam anjos
de gesso e vendiam nas praias, até que encontraram pessoas de uma ONG
(Organização Não Governamental) do Canadá, que levaram para lá cerca de
dezesseis mil anjinhos para serem vendidos. Com o dinheiro arrecadado puderam
fazer a escola, que depois passou a ser conveniada com a Prefeitura Municipal ,
a qual já fez algumas reformas e benfeitorias no imóvel
|
A fundação da nossa escola foi em 2 de
abril de 1995.
Ela está
situada na Rua Deputado Paulo Jackson ,
sem número, no bairro de Piatã.
A localização da escola tem ajudado
às pessoas da
comunidade que não precisam se deslocar para escolas
distantes , economizando tempo e dinheiro de
passagens.
O prédio da escola conta com seis salas de
aula,
uma cozinha , sanitários infantis, feminino e
masculino,
área de
recreação dividida em dois espaços, secretaria e
sanitário para os professores e um Laboratório
de
Informática.
Durante estes anos a escola só teve duas diretoras :
a primeira que foi a
professora Gleide e o nome da
vice - diretora da época é professora Sueli. A
Diretora
atual é a professora Alisson
e o nome da vice - diretora é
a professora. Iza.
Temos 11 turmas, dando um total de
aproximadamente trezentos alunos que freqüentam os turnos Matutino e Vespertino
, alguns professores lecionam em apenas
um turno, outros ficam na escola durante os dois turnos.
( Nancy Borges)
Sobre o
Projeto Oralidade: Repórter - Mirim
O projeto foi
aplicado nas duas turmas de 3º Ano em que trabalhei, mas o meu relato é sobre a
classe do 3º Ano B que estava bastante heterogênea e faixa etária variava de 08 a 13 anos.
Este projeto
foi realizado em 2011, no mês de abril que é o mês do aniversário da escola,
com 3 horas –aula semanais de Língua Portuguesa de forma interdisciplinar, uma
vez que utilizamos os eixos desta disciplina nas demais.
O assunto
gerador do Projeto foi o Aniversário da
Escola. Neste contexto apareceram sua história da Escola e a importância de sua fundação nesse local. Além da
Escola ser assunto do programa do 3º ano e fazer parte do projeto Minha
História, da Escola .
A Escola
Anjos de Rua tem uma história interessante, a começar por seu nome. Apesar de
ser uma construção simples e ter uma localização de difícil acesso, muitas
pessoas trabalharam para que fosse edificada e funcionasse. Para conhecer todo
este processo, os alunos fizeram entrevistas com pessoas que já residem há
muito tempo no local, funcionários antigos da escola e também com a Diretora da
escola.Trabalharmos com fotografias, fazendo uma linha do tempo, com textos já
existentes na escola e letras de músicas que já foram feitas para aniversários
anteriores.
Nas
entrevistas pude observar como algumas crianças abordaram as pessoas e falaram
com desenvoltura, isto aconteceu porque eles dominaram o assunto, porque a
história da Escola é uma história que eles conhecem, é uma história que faz
parte da vida deles e eles fazem parte dela . Alguns alunos ficaram tímidos,
mas participaram do projeto cada um do seu jeito, mas três alunas se
destacaram: Aila , Mariângela e
Mariana. Após fazermos o trabalho com os
textos, escutarmos entrevistas e assistirmos entrevistas de televisão e estudarmos
sobre o Gênero Textual Entrevista,os
passos de uma entrevista e que a melhor
entrevista para eles é a entrevista com o guião, elas fizeram oralmente seus
textos, simulando entrevistas
radiofônicas, depois fizeram sua transcrição para a escrita e depois de
ensaiarem, fizeram as entrevistas com os convidados. Outras crianças também
fizeram entrevistas, utilizando a caixa de som e o microfone . Porém as três
melhores entrevistas foram as das alunas citadas. As entrevistas foram
coletivas e elas ficaram bem descontraídas, utilizaram a postura e entonação adequadas para uma entrevista. A
funcionária de apoio Creuza relatou
que ainda adolescente ajudou com as próprias mãos a carregar materiais para a
construção da escola. Uma mãe de aluno vizinha
da escola disse não ter trabalhado na construção, mas ter acompanhado o
processo e a Diretora Alisson respondeu a perguntas sobre o seu trabalho e
falou sobre a importância da localização da Escola.
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