PROJETO COPA DO MUNDO
SALVADOR
2010
PROJETO COPA DO MUNDO
SALVADOR
2010
SUMÁRIO
Apresentação
.....................................................................................................................
01
- Justificativa ............................................................................................................ 02
- Problematização ..................................................................................................... 05
- Linha central ........................................................................................................... 09
- Objetivos ................................................................................................................. 10
- Intervenções didáticas ............................................................................................. 11
- Mídias e tecnologias disponíveis para integrar ....................................................... 17
- Critérios de Avaliação ............................................................................................ 18
8. Referências Bibliográficas........................................................................................19
9. Anexos:Letra
de Música e Fotos................................ ..............................................
21
APRESENTAÇÃO
O Projeto Copa do Mundo que tem como tema
Futebol na Copa do Mundo, será ministrado pelos docentes dos Ciclos I e II, do
Ensino Fundamental I, da Rede Pública Municipal de Salvador, Secult,ou seja,
pelas professoras das turmas: 3º, 4º e
5º Ano, que respectivamente são: Conchita M.E. de Matos , Nancy Schuwartz de
Castro Borges, Ana Paula Stauldt e Tereza Selma Cavalcante. Este projeto será
realizado na Escola Municipal Anjos de Rua, nos turnos Matutino e Vespertino,
no período de 4 de maio a 12 de julho, tendo como público alvo os alunos das
turmas já citadas. Cada turma é constituída por números de alunos que variam de
21 a 30 alunos, sendo que as referidas professoras trabalham em regime de 40
horas semanais, tendo uma turma da mesma série, em cada turno. Sendo este o ano
de realização da Copa do Mundo trabalharemos com este Projeto de Língua
Portuguesa, de forma interdisciplinar uma vez que utilizamos os eixos desta
disciplina nas demais, utilizando o Futebol como motivação, onde os alunos
terão acesso às informações de diversos aspectos culturais, éticos, políticos e
sociais que fazem parte desse evento que são veiculadas nos diversos meios de
comunicação, principalmente em jornais impressos. Os alunos produzirão jornais
de notícias, jornais murais, panfletos, textos, resumos de noticias, a partir
dos conhecimentos adquiridos.
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista ser este o ano de realização da Copa
do Mundo, sentimos necessidade de trabalhar com o tema Futebol na Copa do
Mundo, visto que é um conteúdo contextualizado, interdisciplinar, além de
permitir aos alunos acesso às informações variadas que fazem parte desse evento
e que são veiculadas nos diversos suportes de difusão e veiculação de
informação, como o rádio e a televisão, e pelas mídias impressas: revistas,
panfletos e jornais impressos.
Aproveitaremos a Copa do Mundo que é o maior evento
de futebol do planeta e uma das maiores paixões do povo brasileiro, para
enriquecer nossas aulas de Língua Portuguesa, de forma interdisciplinar, uma
vez que utilizamos os eixos desta disciplina nas demais.Utilizaremos textos que
tratem de aspectos culturais como as nossas raízes africanas, haja vista que a
Bahia é o estado com maior número de afro-descendentes, sendo esta uma
oportunidade para trabalhar a desconstrução do olhar meramente folclórico, que
se tem da cultura trazida pelos nossos antepassados africanos. Através de
atividades do projeto, os alunos irão conhecer um pouco mais sobre a África do
Sul, seus vizinhos no continente e os países dos outros continentes
participantes do evento. Abordaremos aspectos éticos como o respeito à
diversidade cultural, ressaltando o respeito às diferenças e o respeito ao
outro. No aspecto econômico; eventos como a Copa do Mundo fazem o país-sede
prosperar, bem como outros países, pois incentiva e incrementa o Turismo e
criam diversas oportunidades fora dos estádios com a comercialização de
produtos relativos à Copa, mesmo em países distantes. No aspecto social e
político ressaltaremos o congraçamento das Nações participantes dos Jogos da Copa,
como dos outros países que irão assisti-los. Utilizaremos também os temas
transversais: Saúde, Meio Ambiente,O Lixo e a Reciclagem.
Estamos vivendo uma sociedade da tecnologia e em
conseqüência uma sociedade do conhecimento e da aprendizagem. A cobertura desse
mega-evento que é a Copa do Mundo irá viabilizar a utilização das mídias em
nossa escola, uma vez que o assunto desperta o interesse por informações sobre
ele.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais,
“as transformações educacionais - que acontecem raramente – têm suas fontes em
primeiro lugar, na mudança das finalidades da educação, isto é, acontecem
quando a escola precisa responder a novas exigências da sociedade. E, em
segundo lugar, na transformação do perfil social e cultural do alunado”. (PCNs
págs 22,23)
Esta será uma oportunidade de associarmos o currículo
ao que é significativo para o aluno e que eles tenham acesso aos recursos
tecnológicos. O professor, como mediador e facilitador da aprendizagem tem que
tornar suas aulas atrativas e até mesmo competitivas com o ambiente onde vive a
sua clientela. E a escola tem que se tornar permeável ao que esta lá fora. O
grande desafio para a escola atual é propiciar ao aluno um ambiente favorável
para que ele, utilizando todos os recursos tecnológicos, possa interagir com
colegas e professores, se comunicar, se informar, se expressar e desenvolver
sua consciência crítica.
Para Kleiman (1995), as práticas de letramento
presentes no contexto escolar são construídas no processo de interação entre
professor e aluno, em que o individuo identifica o elo entre as práticas de
letramento na aula e as necessidades do uso da escrita no cotidiano.
Atualmente a escola não é mais a detentora do saber,
o professor não é o único elo entre o aluno e o conhecimento. As informações
circulam em todos os lugares e estão presentes em todos os momentos de nossas
vidas, não somente na escola e nos livros.
O tempo todo durante as nossas vidas, estamos nos educando através de
interações com as pessoas que convivem conosco, Não se pode afirmar que o que
uma criança sabe, aprendeu na escola. As mídias estão tendo uma grande
influência sobre nossos alunos. Não podemos evitar seu acesso a elas, temos que
incentivá-los e orientá-los para seu uso adequado. Eles estão no mundo e terão
que interagir com ele.
Segundo Paulo Freire, “a prática da alfabetização tem
que partir exatamente dos níveis de leitura do mundo, de como os alfabetizandos
estão lendo sua realidade, porque toda leitura do mundo está grávida de um
certo saber. Não há leitura do mundo que não esteja emprenhada pelo saber, por
certo saber”. (FREIRE, 2001, p.134).
Então, neste contexto, as mídias estão emprenhadas de
saber e a nossa clientela deverá aprender a discernir o que será melhor para
ela. E que o contato e o uso dos recursos tecnológicos, através deste projeto,
os auxiliem no processo de seu aprendizado, desenvolvendo suas habilidades
reflexiva e crítica, suas habilidades e competências de leitura, escrita,
interpretação de texto e de sua oralidade e que internalizem valores como justiça,
respeito pelo outro e às diferenças étnicas, religiosas ou políticas.
Por ser de mais fácil acesso ao nosso público-alvo,
daremos ênfase, durante o projeto, à utilização das mídias impressas,
principalmente o jornal, porque ele é um ótimo recurso didático, apresentando inúmeras
vantagens para sua utilização, uma vez que “apresenta um conjunto um conjunto
dos mais variados conteúdos, preenche plenamente seu papel de objeto da
comunicação... Levar jornais e revistas para a sala de aula é trazer o mundo
para dentro da escola”. (FARIA, 2003, p.11-12).
Após o
desenvolvimento do projeto e sua prática junto aos alunos, estes deverão ser
capazes de produzir jornais e resumos de notícias, jornais murais, panfletos e textos,
a partir dos conhecimentos adquiridos.
PROBLEMATIZAÇÃO
O que sabemos?
|
Escola)
|
O que queremos saber?
|
O que vocês têm assistido, escutado ou
lido sobre a Copa do Mundo?
O que vocês sabem sobre a Copa do Mundo?
Qual o país será a sede da Copa do
Mundo em 2010?
Qual o Continente onde fica este país?
Quais os paises participarão com suas
seleções?
Como você chegou a essa conclusão?
Quais dados que nos leva a esta
conclusão?
|
Como vamos fazer?
|
Qual é o caderno do jornal que traz
noticias de futebol e outros esportes?
Onde acontecerá a Copa do Mundo?
Quando acontecerá?
Quais as notícias que serão importantes
para nós brasileiros?
· Situação Comunicativa, com as seguintes atividades:
Culminância do Projeto:
Pátio da
escola:
·
Mostra de
Artes produzidas pelos alunos nas sensibilizações das aulas.
·
Exposição de
cartazes e dos Portifoliuns das atividades que forem trabalhadas pelas
turmas.
·
Exposição e
socialização do Jornal de Notícias da Copa criado pelos alunos.
·
Exposição e
socialização do Jornal Mural da Copa criado pelos alunos.
Quadra
de Esportes da Comunidade:
·
Jogo de
futebol, um time do Turno Matutino e outro do Turno Vespertino.
|
LINHA
CENTRAL
Durante o Projeto Copa do Mundo através de
intervenções didáticas do trabalho de Língua Portuguesa, utilizado de forma
interdisciplinar, os alunos deverão se apropriar dos diversos aspectos culturais,
éticos, políticos e sociais contidos no evento e perceber a importância do
esporte na nossa vida diária. Aprender a respeitar as diferenças étnicas,
desenvolver habilidades reflexiva e crítica, trabalhando valores,
atitudes, respeito, justiça, desenvolvam as habilidades de leitura,
escrita, interpretação de texto e sua oralidade. E que o contato e o uso dos
recursos tecnológicos, principalmente a utilização do Jornal, os auxiliem no
processo de seu aprendizado.
OBJETIVOS
Objetivo
Geral:
·
Este projeto
visa um trabalho interdisciplinar, possibilitando aos alunos condições para que
se apropriem dos diversos aspectos culturais, éticos, políticos e sociais
contidos na Copa do Mundo, situando-a no contexto escolar, utilizando os
recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado.
Objetivos
específicos
·
Sistematizar o
conhecimento dos alunos acerca da Copa do Mundo
·
Participar de
situações de socialização.
·
Vivenciar ações
significativas de forma a desenvolver habilidades reflexiva e crítica,
trabalhando valores, atitudes , respeito, justiça e desenvolvendo suas
habilidades e competências de leitura, escrita, interpretação de texto e sua
oralidade.
·
Proporcionar o
contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado.
INTERVENÇÕES
DIDÁTICAS
Intervenção
I - Sistematização do Conhecimento
- Conversa informal com as crianças sobre as notícias divulgadas pela televisão, rádio e jornais sobre a Copa do Mundo para recolher os conhecimentos prévios.
- Fazer questionamentos:
Qual é o caderno do jornal que traz
noticias de futebol e outros esportes?
Onde acontecerá a Copa do Mundo?
Quando acontecerá?
Quais as notícias que serão importantes
para nós brasileiros?
- Levantar hipóteses sobre o provável campeão.
- Discutir o assunto.
Intervenção
II - Ações para Desenvolver os Conteúdos Conceituais e Atitudinais
Trabalhar a letra da música: Comemorar (Copa do Mundo
2010) de Jorge e Mateus
Subdividir a turma em grupos de quatro alunos cada,
para:
·
Fazer anotações
individuais do que acharem importante na música e no texto.
·
Trocar idéias
entre os componentes do grupo.
·
Produzir um
texto coletivo pertinente ao assunto.
·
Propor que um
aluno de cada grupo leia o texto produzido.
Apresentação de alguns jornais para
identificação de notícias sobre a Copa do Mundo.(Utilizar principalmente o
Jornal A Tarde, que é recebido diariamente na Escola)
·
Explicar que as
notícias são a matéria-prima do jornal e que elas podem ser: Locais, Nacionais
e Internacionais.
·
Apresentar aos
alunos, jornais para identificação de notícias sobre a Copa do Mundo,
·
Explicar que o
jornal está dividido em cadernos e estes em seções.
·
Explicar que a
manchete fica na primeira página do jornal, é escrita com letras grandes e são
consideradas as mais importantes do dia.
Apresentar a atividade fazendo as
indagações:
·
Qual será o
caderno mais adequado para procurar as notícias sobre a Copa do Mundo?
·
Onde fica o
caderno de esportes no jornal?
·
O que é Manchete
do Jornal e onde fica?
·
Qual a
informação central do texto?
Trazer jornais e revistas de casa para trabalhar a
fonte, data, autor, público alvo e a finalidade do texto.
- Os alunos e professoras deverão trazer jornais de casa para identificar a fonte , data, autor, público alvo, a finalidade do texto, Caso alguns alunos não tragam, o trabalho deverá ser feito com o material que é recebido pela escola.
Acompanhar as notícias nos jornais sobre a Copa do
Mundo, principalmente no Jornal A Tarde.
- Fazer leitura de noticiários diários (textos jornalísticos, notícias, reportagens, entrevistas).
- Acompanhar a agenda da Copa do Mundo, principalmente os jogos do Brasil bem como a de seus oponentes.
Fazer um resumo das
noticias diariamente.
- Após o trabalho com diversos gêneros textuais os alunos deverão fazer diariamente, um resumo das noticias.
Pesquisas em classe,em jornais e revistas (Gêneros textuais utilizados:Notícias,
reportagens, entrevistas )
- Pesquisar na sala de aula,em jornais e revistas ,notícias, reportagens, entrevistas que falem sobre aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos da África do Sul,curiosidades sobre usos e costumes daquele país. Este trabalho será feito em grupo.
Pesquisa extra-classe em outros suportes (
jornal, revista, Internet sobre notícias
sobre o tema).
- Pesquisar em jornais, revistas ou Internet, em casa ou em Biblioteca, sobre as Copas anteriores e porque este esporte virou uma paixão para os brasileiros.( Pesquisa individual)
Fazer um Jornal de Notícias, a partir das notícias
lidas, ouvidas ou assistidas sobre o tema.
Esta atividade terá um planejamento especial, para a
etapa final do Projeto, depois que os alunos já conhecerem as diversas
modalidades textuais que poderão ser encontradas nos jornais.O trabalho será
feito em equipes de 8 alunos.
- Escolher os itens que vão aparecer no jornal:
editorial,notícias , entrevista,esportes, resenha,
tirinhas de desenhos
- Dividir as tarefas entre os participantes do grupo para escrever os artigos,digitar,ilustrar e paginar o jornal.
- Organizar os jornais para serem colocados na exposição da Culminância.
Trabalhar diariamente na montagem de um jornal mural.
- Recortar notícias de jornais e reportagens sobre o tema para iniciar a montagem do jornal mural.
- Espalhar folhas de papel metro pelas paredes da sala e também no pátio da escola. Todas as folhas terão títulos, que serão: A Copa de Ontem e de Hoje, Notícias da Copa do Mundo, Curiosidades da África.
- Este trabalho será feito individual ou /e em grupo dependendo do dia e da quantidade de material coletado. Os alunos que trouxerem notícias de casa, poderão colá-las no jornal mural e socializá-las com os demais alunos. Em outras vezes no trabalho coletivo depois da leitura das manchetes e notícias, cada grupo selecionará o que é mais importante, recortará e depois irá colar no jornal mural.
Produção de textos a partir das notícias,
reportagens, manchetes de revistas e de jornais lidos:
Produção de textos individuais e coletivos
- Fazer o levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre o sobre o que já sabem sobre da Copa do Mundo (os alunos já terão pesquisado e assistido a noticiários e vídeos).
- Dividir a turma em grupos, e os mesmos serão convidados a produzirem um texto coletivo sobre Copa do Mundo.
- Os componentes do grupo irão trocar idéias entre si.
- Será proposto que um aluno de cada grupo leia em voz alta um parágrafo do texto que produziram, Depois cada um aluno do grupo ditara um parágrafo e outro será o escriba, formando no quadro um texto, para a socialização. Cada equipe repetirá o procedimento.
Organização dos trabalhos para a culminância.
·
Organizar os
Portifoliuns das atividades que forem trabalhadas pelas turmas (Relatórios das
atividades em classe, jornais e resumos de notícias, panfletos e textos)
·
Exposição de
cartazes e Jornal de Mural
·
Serão expostos nas paredes, para socialização
de todas as turmas, os cartazes e o
Jornal Mural da Copa criado pelos alunos.
Término do jornal mural.
- Esta atividade será feita,seguindo os princípios éticos já citados. Independentemente da Seleção que for a vencedora.
Relatório da atividade extra–classe: Jogo de
Futebol
Este relatório não irá para os Portifoliuns,
uma vez que eles já estarão na exposição no pátio da escola. O referido
relatório deverá ser entregue aos professores para analise.
Intervenção
III - Contato e utilização dos recursos tecnológicos
- Pesquisas em classe, em jornais e revistas
- Televisão e aparelho de DVD, que poderemos utilizar para assistir à abertura da Copa e exibir vídeos de Copas anteriores.
- Utilização do Computador e Internet para pesquisas sobre Futebol e sobre a Copa do Mundo
- Câmera Fotográfica e Filmadora, para fotografar e filmar as várias etapas do desenvolvimento do Projeto, inclusive a partida de Futebol da Culminância.
- Câmera Fotográfica para fotografar e fazer slides, para alunos e professores observarem as etapas do trabalho e depois montar estratégias para melhorá-las.
- A filmadora servirá para fazer vídeos com os mesmos objetivos da Câmera Fotográfica.
- Rádio para ouvir notícias da Copa,
- Televisão para assistir notícias da Copa.
- Aparelho de CD Room e Microssistem, para colocar músicas,
- TV conectada ao Computador para assistir os vídeos e ver os slides.
- A impressora será utilizada para imprimir a letra da música que será trabalhada, textos produzidos por alunos e reprodução de textos diversos.
- Utilização de mapas da África e da África do Sul, mapa-múndi, Globo Terrestre.
Intervenção
IV - Situações de Socialização
Cantar a música: Comemorar (Copa do Mundo
2010) de Jorge e Mateus
·
Distribuir a
letra da música xerocada.
·
Colocar o CD no
Microssistem.
·
Cantar a música
com os alunos
Assistir e participar ao desfile da Garota e Garoto
da Copa 2010.
- Serão feitas inscrições para o desfile e concurso da Garota e Garoto da Copa 2010 e depois será feito o desfile dos candidatos e os alunos de todas as salas assistirão. Os alunos vencedores receberão uma faixa e serão coroados
Assistir à abertura da Copa, em televisão no pátio da
Escola.
- Os alunos de todas as turmas, assistirão à abertura da Copa, em televisão no pátio da Escola.
Assistir à
exibição de vídeos de Copas anteriores
- Cada turma irá para o Laboratório de Informática, onde tem Televisão e DVD e assistirá retrospectivas das Copas.
Culminância
do Projeto:
Pátio da
escola:
·
Serão feitos
pequenos stands, no pátio da escola, um para cada turma, para serem expostos os
trabalhos de Artes produzidas pelos
alunos nas sensibilizações das aulas, os Portifoliuns das atividades que forem
trabalhadas pelas turmas, os Jornais
de Notícias da Copa criados pelos alunos.
·
Serão expostos
nas paredes, para socialização de todas as turmas, os cartazes e o Jornal de Mural da Copa criado pelos alunos.
Quadra
de Esportes da Comunidade:
·
Jogo de futebol,
um time do Turno Matutino e outro do Turno Vespertino.
Alunos do Turno
Matutino e do Turno Vespertino serão convidados para disputar uma partida de
Futebol, na Quadra de Esportes da
Comunidade.
Na ocasião do convite
será ressaltada a importância dos esportes para a nossa saúde e que nos
esportes o importante é competir. Não importa o resultado, temos que ter
respeito pelo esforço e dedicação dos jogadores da nossa seleção e das outras
também. Ressaltaremos também os aspectos éticos do Jogo de Futebol, que é um
jogo de equipe, onde ninguém ganha sozinho, proporcionando a socialização dos
participantes. O primeiro passo no futebol é acatar as regras e obedecer às
ordens. Os atletas, além de talento para o esporte, devem ter o senso de
igualdade e solidariedade, ter boa relação com os outros membros de equipe, sem
humilhar ou agredir os adversários.
Na ocasião da disputa
da partida entre as duas equipes deverá ter a torcida de outras salas.
E após o resultado, os
alunos farão um relatório que deverá ser entregue aos professores para analise.
Este relatório não irá para os Portifoliuns, uma vez que eles já estarão na
exposição no pátio da escola.
MÍDIAS E
TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS PARA INTEGRAR O PROJETO
Papel ofício, papel metro, papel
laminado, Caixa de lápis hidrocor, lápis de cor, cola, tesoura, tinta, palitos,
fita métrica, bandeiras dos países participantes, figura do mascote da Copa do
Mundo 2010,mapa da África e da África do Sul, mapa-múndi, Globo Terrestre,
reprodução de textos, revistas, jornais e outros documentos vinculados a mídia,
figuras, mural, televisão, aparelho de CD Room, microssistem, Computador com
acesso a Internet, impressora, câmera fotográfica
e filmadora, rádio, material esportivo, bola.
CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO DO PROJETO
Avaliação
do aluno: Acontecerá durante o
desenvolvimento do trabalho, as novas informações adquiridas, as dúvidas, as
questões esclarecidas e as conclusões construídas serão avaliadas e
compartilhadas constantemente.
Avaliação
do projeto: Será feita pelos
professores, no decorrer do trabalho para verificar o desenvolvimento.
Em caso de necessidade, fazer alguma modificação.
Após a culminância do projeto, registrar os
resultados obtidos, os quais serão compartilhados com professores e a Direção
no AC.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros currículares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação
Fundamental. Brasília: MEC/SEE, 2001.
FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula – A
organização de um jornal, leitura crítica, redação escolar e linguagem de
Imprensa. São Paulo, Contexto. 1996.
__________Como usar o jornal na sala de aula. 8ª edição, (coleção repensando o ensino) São Paulo: Contexto. 2003.
__________Como usar o jornal na sala de aula. 8ª edição, (coleção repensando o ensino) São Paulo: Contexto. 2003.
FREIRE,
Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis.
São Paulo: Unesp, 2001.
KLEIMAN,
Ângela B. Os significados do letramento.
Campinas: Mercado de letras, 1995.
REVISTA NOVA ESCOLA. São
Paulo: Editora Abril. África, a Bola da Vez. Páginas 40-47, mês maio/2010, ano XXV, nº232.
BIBLIOGRAFIA:
A TARDE. Jornal diário. Salvador: Editora A
Tarde, várias edições. (Edições de 04 de maio a 12 de julho).
REFERÊNCIAS
ELETRÔNICAS:
WIKIPEDIA. Copa
do Mundo Fifa. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA>
Acesso em: 02/ 05/ 2010
WIKIPEDIA. Copa
do Mundo Fifa de 2010. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2010>
Acesso em: 05 /05/ 2010
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR. Marcos da Aprendizagem. Disponível em:
<http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-educar/ensino-fundamentalI/marcos-de-aprendizagem-ciclo-I.pdf>
Acesso em: 02/ 05/ 2010
Anexos
Letra da Música
Comemorar (Copa do Mundo 2010)
Jorge e Mateus
Ô-ô-ô-ôôôô-ôÔ-ô-ô-ôôôô-ô
Vai com tudo, vai com fé
É o mundo aos seus pés
São dois tempos de coragem
De malícia, de inspiração
É de meia, é de lata
É de couro, é do que quiser
Ela corre pelos campos
Atrás dela vem toda nação
A bola vai rolar!
Entre a camisa e o coração
Grito lá do fundo então:
É campeão, é campeão
E quando ela rola o mundo pára
Só na torcida sem respirar
E quando ela passa pelo goleiro
O Brasil inteiro vai comemorar
Ô-ô-ô-ôôôô-ô - Brasil!
Ô-ô-ô-ôôôô-ô - Coca-cola!
Gol de placa, de trivela
No cantinho pra desempatar
É de letra, de cabeça
Bicicleta pra comemorar
A bola vai rolar!
Entre a camisa e o coração
Grito lá do fundo então
É campeão, é campeão
E quando ela rola o mundo pára
Só na torcida sem respirar
E quando ela passa pelo goleiro
O Brasil inteiro vai comemorar
Ô-ô-ô-ôôôô-ô - Brasil!
Ô-ô-ô-ôôôô-ô ? Coca-Cola!
E quando ela rola o mundo pára
Só na torcida sem respirar
E quando ela passa pelo goleiro
O Brasil inteiro vai comemorar
Ô-ô-ô-ôôôô-ô - Brasil!
Ô-ô-ô-ôôôô-ô ? Coca-Cola!
Fotos
Projeto Interdisciplinar de excelente nível,que possibilita aos alunos condições para que conheçam os diversos aspectos:culturais,éticos,políticos e sociais contidos na Copa do Mundo,situando-os no contexto escolar,utilizando os recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado.
ResponderExcluir