Projeto :
“Aedes
aegypti, tão pequeno,mas
grande inimigo”
2010
Projeto:
“Aedes
aegypti, tão
pequeno ,mas grande inimigo”
2010
EQUIPE DE PROFESSORES :
Ana Paula
Delfino
Conchita M.
E. de Matos
Djane A. de
Melo
Iza Souza
Joelma M.
Macedo
Nancy C. C.
Borges
Queli Bruno
Tereza S.
Cavalcante
SUMÁRIO
Apresentação
.........................................................................................................
01
- Justificativa..................................................................................................... 02
- Objetivos........................................................................................................ 05
- Conteúdos:Conceituais,Atitudinais e Procedimentais.....................................09
- Metodologia.....................................................................................................10
- Conclusão........................................................................................................ 11
- Recursos.......................................................................................................... 17
- Culminância ....................................................................................................18
- Critérios de Avaliação .................................................................................... 18
9.
Referências
Bibliográficas...............................................................................19
10. Anexos: Atividade de Português e
Fotos .................................................. 21
Projeto :
“Aedes
aegypti, tão
pequeno ,mas grande inimigo”
Tema: Combatendo a Dengue
Áreas
do conhecimento:
Português,Matemática,Geografia,História,Ciências
e Artes
Tempo
de duração : Duas Semanas (
Inicio em 12 /07 de 2010 e culminância em 26/07 de 2010)
Publico
alvo:
Turmas:
Educação Infantil e Ciclo I e II do Ensino Fundamental
Sensibilização
:
Música
:
Cuidado com a Dengue- Mc
Pixadão
Vídeo : Ciclo de Vida do Mosquito da
Dengue - Fiocruz
Jogo: As Crianças
Vencendo a Dengue
Apresentação:
Através
de intervenções didáticas durante o Projeto “Aedes aegypti, tão pequeno ,mas grande inimigo”os alunos deverão perceber a importância dos
cuidados com a saúde, distinguir diferentes formas de prevenção da Dengue,
reconhecer o seu papel social como cidadão responsável e participativo, valorizar as ações de cada um como
contribuição para a vida das pessoas na sociedade, elaborar folhetos e cartazes
informativos na sala de aula,
conhecer o conceito de Hipertexto e sua utilização na sala de aula, identificar o significado de
Hipertextos, criar links e produzi-los, utilizar e identificar gêneros textuais
diversos e também desenvolver as habilidades de
leitura, escrita, interpretação de texto e sua oralidade. E que o contato e o
uso dos recursos tecnológicos os auxiliem no processo de seu aprendizado.
Justificativa:
Justifica-se trabalhar
com o Projeto “Aedes
aegypti, tão pequeno,
mas grande inimigo”, tendo
em vista o aumento de casos de Dengue na cidade de Salvador, apesar de
campanhas periódicas de conscientização realizadas no município e pelo trabalho
dos agentes de saúde. É importante sabermos que a doença pode ser evitada e
como combatê-la, despertando a comunidade para os cuidados preventivos contra a
doença.
A saúde é um direito do
cidadão. A escola deve fornecer ao aluno informações para que o aluno possa
perceber sintomas de doenças e tomar providencias em relação a sua saúde.
De acordo
com os Parâmetros Curriculares Nacionais :
É
importante que se estudem as doenças de veiculação hídrica recorrentes na
região, seus principais sintomas, modos de contágio e prevenção, em conexão com
o tema transversal Saúde e o bloco “Ser humano e saúde”.(PCN,Ciências, pág 69)
Citaremos dois objetivos gerais do Ensino
Fundamental, que nos deram suporte, segundo os
Parâmetros Curriculares Nacionais, é necessário que:
“os
alunos sejam capazes de:
•
posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes
situações
sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de
tomar decisões coletivas;
•
perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente,
identificando
seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente
para a melhoria do meio ambiente;”
Aproveitaremos o tema combatendo a Dengue em
nossas aulas, de forma interdisciplinar.Utilizaremos, no Projeto, também os
temas transversais: Saúde, Meio Ambiente,O Lixo e a Reciclagem
As
informações sobre a Dengue despertam muito interesse e oportunizarão o uso e o
contato dos alunos com as mídias, uma vez que as noticias são veiculadas nos
diversos suportes de difusão e veiculação de informação, como o rádio e a
televisão, e pelas mídias impressas: revistas, panfletos e jornais.
O
grande desafio para a escola atual é propiciar ao aluno um ambiente favorável
para que ele, utilizando todos os recursos tecnológicos, possa interagir com
colegas e professores, se comunicar, se informar, se expressar, desenvolvendo
suas habilidades reflexiva e crítica, suas habilidades e competências de
leitura, escrita, interpretação de texto e de sua oralidade
Isto está de
acordo com os PCN de Ciências do Ensino
Fundamental que em sua Apresentação diz que “A formação de um cidadão
crítico exige sua inserção numa sociedade em que o conhecimento científico e tecnológico é cada vez mais valorizado”. E de
acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, de Língua Portuguesa, “as
transformações educacionais - que acontecem
raramente – têm suas fontes em primeiro lugar, na mudança das finalidades
da educação, isto é, acontecem quando a escola precisa responder a novas exigências da sociedade. E, em
segundo lugar, na transformação do
perfil social e cultural do alunado”. (PCNs págs 22,23)
Para
nós essas exigências são as
tecnologias e seus recursos porque vemos claramente a transformação do perfil social e cultural do alunado.
Esperamos
que através deste projeto, a utilização dos recursos tecnológicos auxiliem
nossos alunos no processo de seu aprendizado e que eles possam atingir todos os
objetivos propostos.
Objetivo Geral:
Conhecer o conceito de Hipertexto e sua utilização na sala de aula ,que os alunos sejam capazes de
produzirem textos, coerentes e coesos sobre o problema da Dengue e
que o contato e o uso dos recursos tecnológicos os auxiliem no processo de seu
aprendizado.
Objetivos
Específicos:
· Conhecer o conceito de Hipertexto e sua
utilização na sala de aula.
· Identificar o significado de
Hipertextos, criar links e produzi-los.
· Elaborar folhetos
informativos na sala de aula;
· Utilizar e identificar
gêneros textuais diversos .
· Vivenciar ações significativas de forma
a desenvolver habilidades reflexiva e crítica, desenvolvendo as habilidades e
competências de produção de texto,de leitura , escrita e oralidade.
· Distinguir diferentes formas de prevenção da
dengue.
· Perceber a importância
dos cuidados com a saúde
· Reconhecer o papel
social de cada aluno como cidadão responsável e participativo
· Valorizar as ações de
cada um como contribuição para a vida da sociedade.
Conteúdos Conceituais
( por área de
conhecimento )
Ciências
·
Medidas de prevenção da dengue
·
Pesquisas sobre o problema da Dengue
·
Cuidados com
Português:
Escrita:
·
Produção
de textos e hipertextos, coerentes e coesos sobre o assunto Combate a Dengue
·
Concurso
de cartazes com frases sobre a Dengue.
·
Elaboração
de panfletos para sensibilização da comunidade
·
Recorte
de jornais ou revistas atuais sobre o assunto,
·
Acompanhamento
dos noticiários no rádio e na tv
·
Redação
das anotações, registro das observações.
Oralidade:
·
Exposição
de idéias
·
Argumentação
·
Divulgação
oral da campanha contra a Dengue
Leitura:
Leitura de textos diversos sobre o
assunto : em livros, revistas, jornais, etc e também das produções dos colegas.
Matemática
Pesquisa
em jornais e revistas e com Agentes de
Saúde locais para saber quantos casos de dengue já ocorreram em Salvador;
utilização destes dados para fazer cálculos e gráficos.
História e
Geografia
·
Pesquisa
sobre os bairros de Salvador ,mais afetados pela Dengue
·
Localização
desses bairros no mapa da cidade.
Artes
·
Desenhos
sobre a forma da proliferação dos focos da Dengue.
·
Cartazes
com frases sobre a Dengue e colagens a forma da proliferação dos focos da
Dengue.
·
Pintura
de gravuras sobre a Dengue
Conteúdos Atitudinais:
· Cooperar nos trabalhos de grupo
· Respeitar as opiniões dos colegas
· Compartilhar as informações
· Ouvir atentamente o que for dito sobre a Dengue , pela professora e colegas
· Participar ativamente das atividades e ações desenvolvidas no projeto
Conteúdos procedimentais:
- Levantamento do conhecimento prévio dos alunos.
- Levantamento dos materiais que a Escola possui e poderá disponibilizar
- Pesquisa sobre o conteúdo ( o que será observado)
- Baixar vídeo da Internet sobre o Ciclo de Vida do Mosquito da Dengue
- Colaboração dos alunos com o material para panfletos e cartazes.
- Roteiros para pesquisas e entrevistas.
Metodologia:
Projeto
interdisciplinar constando das seguintes etapas:
·
Sensibilização
·
Levantamento
do conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto
·
Coleta
de material
·
Divulgação
oral da campanha contra a Dengue.
·
Campanha
contra a Dengue.
·
Entrevista
com moradores,sobre a profilaxia
·
Discussões
e debates, vídeos ( documentários )
·
Pesquisas,
palestras, oficinas
·
Produção
de textos e hipertextos sobre a Dengue
·
Passeata
com abordagem aos transeuntes para conscientização do problema
·
Relatórios
de conclusão
·
Portifolium
das atividades e ações
Conclusão
Ao
concluir o Projeto “Aedes aegypti, tão pequeno ,mas grande inimigo”esperamos que os alunos através do trabalho
interdisciplinar, possam perceber a importância dos cuidados com a saúde,
distinguir diferentes formas de prevenção da Dengue, reconhecer o seu papel
social como cidadão responsável e participativo, valorizar as ações de cada um como contribuição para a vida
das pessoas na sociedade, elaborar folhetos e cartazes informativos na sala de
aula, conhecer o conceito de
Hipertexto e sua utilização na sala de aula, identificar o significado de Hipertextos, criar
links e produzi-los,
utilizar e identificar gêneros textuais diversos e também desenvolver as habilidades de leitura, escrita,
interpretação de texto e sua oralidade. E que o contato e o uso dos recursos
tecnológicos os auxiliem no processo de seu aprendizado.
Recursos
:
Textos sobre A Dengue retirados de jornais
,revistas e sites da Internet, computador, impressora , Internet, ,rádio, TV ,
CD Player, mídia de DVD ,Vídeo da Dengue,máquina fotográfica ,filmadora, caderno
,lápis, hidrocor , Piloto, Piloto para
quadro branco, quadro – branco, Cartolina de várias cores,tesouras, Música : Dengue, Jogo: As crianças vencendo a Dengue, Revista: As crianças
vencendo a Dengue, bonés, crachás,bandinha.
Culminância
Será feita a exposição, no
pátio da Escola, dos cartazes feitos pelos alunos,dos Portifolium
com atividades, com os
textos e hipertextos sobre a Dengue, relatórios e das fichas com as observações feitas nas visitas às casas.
Serão feitos stands, um para
cada turma e os alunos distribuirão panfletos e darão explicação aos
questionamentos feitos por alunos de outras classes, bem como às pessoas da
Comunidade.
Avaliação do Aluno:
A
avaliação será processual, durante a duração do
Projeto será observado o interesse e a participação dos alunos. As novas informações adquiridas sobre o
tema, as dúvidas, as questões esclarecidas e as conclusões construídas serão
avaliadas e compartilhadas constantemente.Será também observada a elaboração de texto, formação do
Hipertexto e o desempenho em cada etapa.
Avaliação do Projeto :
Será feita no decorrer do projeto com o
objetivo de redimensioná-lo, a fim de atingir os objetivos.
Em caso
de necessidade, fazer alguma modificação.
Após a
culminância do projeto, registrar os resultados obtidos, os quais serão
compartilhados com professores e a Direção no AC.
Referências
Bibliográficas
BRASIL,
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros currículares nacionais: língua
portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEE, 2001
BRASIL, Secretaria
de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa /
Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEE, 2001
MATOS, Terceiro. As
Crianças Vencendo a Dengue. Recife: Soler Edições Pedagógicas, 2009.
Referências
eletrônicas
ASSOCIAÇÃO JOVEM APRENDIZ. Site da Dengue. Disponível em:
<http://www.dengue.org.br> Acesso em: 05/ 07/ 2010
COMBATE À DENGUE. O
que é a Dengue. Disponível em: <http://www.combateadengue.com.br>
Acesso em: 05/ 07/ 2010
FIOCRUZ. Vídeo sobre a
Dengue. Disponível em:
<http://www.saude.ba.gov.br/divep/video/video%20dengue%20fiocruz.htm>
Acesso em: 07/ 07/ 2010
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portal
da Saúde. Disponível em:
<http://portal.saude.gov.br/saude/area.cfm?id_area=920> Acesso em: 10/ 07/
2010
UNICAMP. O Hipertexto
no contexto educacional. Disponível em:
<http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html> Acesso em: 10/ 07/ 2010
WIKIPEDIA. Hipertexto.
Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto> Acesso em: 0
6/ 07/ 2010
Anexos do Projeto:
“Aedes
aegypti, tão
pequeno ,mas grande inimigo”
|
PLANOS DE AULA INTERDISCIPLINAR
Escola:Municipal Anjos de Rua
Data:12/07/2010
Áreas do conhecimento: Português,Matemática,Geografia,História,Ciências e Artes
Professoras: Djane Melo e Nancy Schuwartz de Castro Borges
Turmas: 2º Ano A, 3º Ano A e C do Ciclo I do Ensino Fundamental I
Turno:Matutino e Vespertino
Projeto:
“Aedes aegypti, tão pequeno, mas grande inimigo”.
Tema:Combatendo a Dengue
Tema:Combatendo a Dengue
Área do conhecimento:
Português
:
Tempo de duração: 4 aulas de 50 minutos ( 2 por semana)
Escola Municipal Anjos de Rua
Aluno(
a):____________________________________________________________
Professora:___________ Data:12/ 07 / 2010
1ª Aula
de Português
1ª Atividade:
Rotina:
·
Acolhida:
·
Bate-papo para fazer o levantamento do
conhecimento prévio dos alunos sobre o sobre o problema da Dengue.
·
Comentários
.
2ª Atividade:
Cantar a música: Música
: Cuidado com a Dengue- Mc Pixadão
Objetivos
específicos:
·
Integrar
professor e alunos.
·
Descontrair
os alunos.
·
Introduzir
o tema: Combatendo a Dengue
Conteúdo: Combate a Dengue
Procedimentos:
·
Distribuir
a letra da música xerocada.
·
Colocar
o CD no Microssistem.
·
Cantar
a música com os alunos.
·
Recursos: CD e Microssistem,
papel ofício, computador , impressora, letra da música xerocada.
Avaliação:
Observação da participação dos alunos no decorrer da
atividade.
3ªAtividade:
Leitura de texto, por diversos alunos
Área do
conhecimento:
Português, Ciências, História e Geografia.
Objetivos
específicos:
·
Desenvolver
a capacidade dos alunos ouvirem leituras.
·
Desenvolver
o gosto pela leitura.
·
Apropriar-se
do conteúdo do texto As Crianças
Vencendo a Dengue
Conteúdo:
Texto: As Crianças Vencendo a Dengue
Procedimentos:
Os alunos lerão o texto em forma de jogral. Um
parágrafo será lido em conjunto pelos meninos e outro pelas meninas e a
professora, fará uma breve explanação e alguns questionamentos sobre o assunto.
Recursos:.
Revista ,o texto , o professor e alunos.
Avaliação
Será observada a capacidade dos alunos ouvirem a leitura e
suas respostas aos questionamentos pertinentes ao assunto.
Tarefa de casa: Pesquisar sobre
o problema da Dengue
Escola Municipal Anjos de Rua
Aluno(
a):_____________________________________________________________
Professora:___________ Data: 15/ 07 / 2010
2ª
Aula de Português
1ª
Atividade:
Recolher a Tarefa de casa.
Fazer comentários sobre a pesquisa sobre o problema da Dengue
2ª
Atividade:
Assistir
ao Vídeo: Ciclo de Vida do Mosquito da Dengue - Fiocruz
3ª
Atividade: ( Aula sobre Hipertexto sem Internet )
Áreas
do conhecimento:
Português e Ciências
Produção de texto coletivo ou hipertexto.
Objetivos
específicos:
- Conhecer o conceito de Hipertexto e sua utilização na sala de aula.
- Identificar o significado de Hipertextos, criar links e produzi-los.
· Produzir um texto coletivo abordando o tema.
- Desenvolver a leitura e a escrita .
- Fixar os conteúdos registrando o que aprenderam.
- Socializar o conhecimento.
Conteúdo:
- Ciclo de Vida do Mosquito da Dengue
- Prevenção da doença
Procedimentos:
Explicar o significado
de Hipertexto . Fazer o levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre o
sobre o problema da Dengue.(os alunos já terão pesquisado e assistido ao
vídeo). Dividir a turma em grupos, e os mesmos serão convidados a produzirem um
texto coletivo ou Hipertexto sobre o problema da Dengue em Salvador.Os
componentes do grupo irão trocar idéias entre si.Será proposto que um aluno de
cada grupo leia em voz alta, um trecho do texto As Crianças Vencendo a Dengue.
Depois um aluno de cada grupo ditara um parágrafo e a professora será o escriba
formando no quadro um Hipertexto .
A professora grifará com piloto azul para explicar que nos
textos,na Internet, os links, geralmente aparecem em azul, mas também podem
aparecer ícones em forma de figuras.
Recursos:
Revista ,Texto: As Crianças Vencendo a Dengue, letra da
música :
Cuidado com a Dengue- Mc Pixadão,
Vídeo : Ciclo de Vida do Mosquito da
Dengue – Fiocruz, pesquisas de livros jornais e revistas, papel ofício,
computador , impressora, Piloto para quadro branco, quadro – branco,lápis e
borracha..
Avaliação:
Observação do desempenho dos alunos durante a atividade, a
contextualização do tema, a formação do Hipertexto.
·
Tarefa de casa: Fazer um relatório sobre a aula,
descrevendo cada atividade.
Escola Municipal Anjos de Rua
Aluno(
a):_____________________________________________________________
Professora:___________ Data:19/ 07 / 2010
3ª Aula
de Português
Área do conhecimento:
Português e Ciências
1ª
Atividade:
Recolher a Tarefa de Casa.
·
Fazer comentários sobre os relatórios da aula
anterior.
2ª
Atividade:
Os alunos serão divididos em
equipes para brincarem com o Jogo: As Crianças Vencendo a Dengue
3ª
Atividade:
Elaboração de panfletos para
sensibilização da comunidade
Área do
conhecimento:
Português e Ciências
Objetivos
específicos:
· Produzir panfletos com medidas de prevenção da Dengue.
- Desenvolver a escrita .
- Socializar o conhecimento.
Conteúdo:
- Prevenção da doença
Procedimentos:
A professora irá relembrar o que foi falado na aula anterior
sobre o problema da dengue e
dividirá a turma em duplas, e as mesmas serão convidadas a
produzir panfletos com medidas de
prevenção da Dengue Os componentes das duplas irão trocar idéias entre si e
produzirão os panfletos para serem distribuídos em passeata na rua da Escola.
Recursos:
Revista ,Texto e jogo: As Crianças Vencendo a Dengue, letra
da música :
Cuidado com a Dengue- Mc Pixadão,
pesquisas de livros jornais e revistas, papel ofício, computador ,
impressora, conjunto de hidrocor, Piloto para quadro branco, quadro –
branco,lápis e borracha.
Avaliação:
Observação do desempenho dos alunos durante a atividade e
observação dos panfletos produzidos.
Tarefa de casa: Procurar figuras sobre o problema e
prevenção da Dengue, para fazer cartazes na aula seguinte.
Escola
Municipal Anjos de Rua
Aluno(
a):_____________________________________________________________
Professora:___________ Data:22/ 07 / 2010
4ª
Aula de Português
Área
do conhecimento:
Português, Ciências e Artes
1ª atividade
Acolhida
Recolher as figuras
que os alunos trouxerem de casa .
2ª atividade
Elaboração
de cartazes para sensibilização da comunidade escolar.
Área do conhecimento:
Português,
Ciências e Artes
Objetivos específicos:
· Produzir cartazes com medidas de prevenção da Dengue.
·
Desenvolver
a criatividade
·
Socializar
o conhecimento.
Conteúdo:
·
Profilaxia
da doença.
Procedimentos:
Procedimentos
do professor:
Dividir
a turma em grupos e convidá-los a fazer cartazes.
Espalhar
pelas paredes da sala folhas cartolina de várias cores e também no pátio da
escola. Todas as folhas terão títulos relativos ao tema, previamente escolhidos
pelos alunos. Distribuir para as equipes: tesouras, cola, jornais, revistas,
panfletos,Piloto, hidrocor.
Procedimentos
do aluno:
Recortar
notícias e figuras de panfletos, jornais e revistas sobre o tema Dengue, para a
montagem de cartazes
Os
alunos que trouxerem notícias ou figuras de panfletos, jornais e revistas de
casa, poderão colá-las no cartaz escolhido e socializá-las com os demais alunos
de seu grupo. No trabalho coletivo, cada grupo selecionará o que é mais
importante, recortará e depois irá colar no cartaz.
Socializar o trabalho com os demais alunos da
sala.
Recursos:
Cartolina de várias cores,tesouras, cola,
jornais, revistas, panfletos,Piloto, hidrocor,lápis e borracha.
Avaliação:
Observação do desempenho dos
alunos durante a atividade e observação dos cartazes produzidos.
Tarefa de casa: Entrevista com
três vizinhos, sobre o que sabem sobre os sintomas da dengue. O que se deve
fazer em caso de alguém aparecer com os sintomas e o que devemos fazer para
evitar esta doença.
Teatro de Varas
Combatendo a Dengue
Este Teatrinho de Varas foi escrito
pela professora Nancy Schuwartz de Castro Borges, do 3º Ano do Ensino
Fundamental I, da Escola Municipal Anjos de Rua. Foi baseado no livro Um outro
jeito de olhar, da Editora Aymará, cujo autor é José Ricardo Moreira, com
ilustrações de Rogerio Coelho. Através da ambientação da história e de seus
personagens foi feito este trabalho que serviu como uma das sensibilizações do
Projeto :
“Aedes aegypti, tão pequeno, mas
grande inimigo”.
Projeto premiado pela Editora e pela
SECULT de Salvador. Portanto pode e deve ser utilizado,mas com os devidos
créditos ,coisa que não faço muita questão,mas este trabalho tem registro.
Cada aluno desenhou o seu personagem
preferido, depois foram escolhidos através de votação os melhores de cada
personagem para utilizar no teatrinho.
Combatendo a Dengue
NARRADOR:
E tudo começou quando Henrieta,
Haruê,Tadeu e Lucas foram,com a mãe da Henrieta que conta histórias, a uma casa onde as crianças que moram lá são
deficientes visuais e quando já iam saindo da casa ...
LUCAS:
-Vamos embora Tadeu! A mãe da Henrieta
já acabou de contar a história pras crianças e
está ficando tarde!
TADEU:
-Espere Lucas! O jardim desta casa
é tão grande que dá até para brincar de esconder.
NARRADOR:
E o Tadeu saiu em disparada...
LUCAS:
-Oi, me espere aí Tadeu, não
precisa correr tanto...
TADEU:
- Será cadê a Henrieta e a Haruê?
LUCAS:
- Olhe! Tadeu, elas estão vindo
correndo atrás de nós!
NARRADOR:
Os dois deram uma paradinha e foram alcançados pelas
meninas...
HENRIETA:
- Olhem como este lugar é
bonito! Pena que as crianças que moram aqui não enxerguem!
LUCAS:
- Quando a gente não tem nenhuma
deficiência nem percebe o quanto somos felizes.
HARUÊ:Ainda bem que existem
pessoas voluntárias, como a mãe da Henrieta, que vêm aqui fazer coisas para
eles se distraírem.
TADEU:-( gritando)
-Hei! Meninas! Vamos apostar uma
corrida até aquele chafariz?
HARUÊ:
-Vamos e quem chegar por ultimo é a mulher do padre.
HENRIETA:
- Então vou correr muito, eu não
quero virar mula-sem-cabeça.
TADEU:
- Que besteiras são estas meninas?
HARUÊ:
- Você nunca ouviu dizer que mulher de padre vira mula - sem
- cabeça?
LUCAS:
-Cruzes!
Estas meninas falam tantas
bobagens!
TADEU:
Cheguei primeiro!Cheguei primeiro!
NARRADOR:
E o Tadeu se encostou no chafariz
olhando para dentro...
TADEU:
Hei! Haruê, Henrieta,Lucas, venham
aqui!Tem uns bichinhos na água do chafariz. Será que são larvas do mosquito da
Dengue?
HENRIETA:
- Deixe de ser bobo Tadeu!Aqui
tudo é muito limpo. Aqui tem voluntários para tudo. Se for pra botar defeito
nem vou querer você aqui de novo...
TADEU:
Ah! É assim é, não é? E onde é que
o mosquito da Dengue põe seus ovos, hem, sua sabida? Não é na água limpa não?
NARRADOR:
A mãe da Henrieta, se aproximou
perguntando...
MÃE DA HENRIETA:
- Por que vocês estão
discutindo, crianças?
HENRIETA:
- Olhe mamãe, que bobagem do
Tadeu, ele disse que a água do chafariz está contaminada com larvas da dengue!
E eu fiquei brava porque aqui tudo é muito limpo.
TADEU:
Eu não falei por mal, a professora
disse que a Dengue dá em água limpa e parada, pode ser até na caixa d’água, se
estiver destampada.
MÃE DA HENRIETA:
Olhe minha filha, seu colega
pode ter razão. Eu não sei reconhecer se estes bichinhos são as larvas da
Dengue. Vou recolher alguns em um vidro e levá-los para um Agente de Saúde para
fazer o reconhecimento.
TADEU:
Tá vendo Henrieta, sua mãe me deu
razão.
MÃE DA HENRIETA:
Há uma grande chance de isto ser
um foco, o Joãozinho está com febre e nem pode ouvir a história que contei. Vou
voltar lá na Instituição e avisar a Direção para levarem o Joãozinho ao médico
e também para conseguirem um voluntário para limpar o chafariz.
NARRADOR:
No outro dia as crianças se
encontraram na escola e o Tadeu foi logo perguntando...
TADEU:
Henrieta, sua mãe já perguntou ao
Agente de Saúde se os bichinhos eram larvas da Dengue?
HENRIETA:
- Olha Tadeu, você me desculpe
porque eu fiquei brava com você porque disse que a água do chafariz estava
contaminada com larvas da Dengue. Você prestou um favor. O Joãozinho está mesmo
com Dengue e os bichinhos são mesmo larvas de Dengue.
LUCAS: A minha mãe disse que um
mosquito da Dengue pode voar muitos metros longe do foco, então podem ter
muitos focos no bairro.
HARUÊ: Ai meu Deus, que perigo! E se esses mosquitos picarem
a gente? Já pensou tem até Dengue hemorrágica...
LUCAS: Calma pessoal! Vamos fazer
uma campanha de conscientização no bairro.
HARUÊ: E como podemos fazer isto, Lucas?
LUCAS: Podemos conseguir
voluntários para conscientizar a população.
TADEU:
E onde vamos conseguir esses
voluntários Lucas?
LUCAS:Isto vai ser moleza,tem muitas
escolas aqui no bairro , já pensaram quantos voluntários podemos conseguir?
HARUÊ:
Só aqui perto tem a nossa, tem a Tereza Cristina, Satélite,
Manoel Lisboa e aquela onde o Bruno e a Isabela estudam.
HENRIETA:
Já sei o Bruno e a Isabela
estudam na Anjos de Rua e minha mãe conhece a Diretora, então mais tarde vamos
lá.
NARRADOR:
Mais tarde Tadeu, Lucas, Haruê,
Henrieta e a mãe chegaram à escola Anjos de Rua para falar do problema com o
pessoal da direção.
MÃE DA HENRIETA:
Oi, Alisson ,como vai ?
DIRETORA: Eu vou bem e você?
MÃE DA HENRIETA:
Eu vou bem, mas estou muito
preocupada, encontramos um foco de Dengue lá na Instituição onde sou
voluntária, já temos, inclusive, um aluno com a doença. Viemos aqui para
conseguir voluntários para uma campanha de conscientização para que a doença
não se propague.
DIRETORA:
Que
coincidência! Ouvimos falar de alguns casos de Dengue aqui perto, então fizemos
um Projeto “Aedes aegypti, tão pequeno, mas grande inimigo”.As crianças leram
uma revista: As Crianças Vencendo a Dengue e estão desenhando cartazes e
fazendo panfletos para distribuírem na Comunidade, demonstrando a importância
dos moradores no combate à Dengue. Vão fazer até entrevistas com os moradores,
para ver se sabem como acabar com este problema. Todos já falaram em suas casas
sobre a importância de limparem seus quintais e não deixar água parada em
plantas. Daqui a dois dias faremos uma passeata para distribuir os panfletos
para fazer a conscientização. Os alunos já têm crachás e bonés com figuras do
mosquito da Dengue, já fizeram faixas e até os alunos da Educação Infantil vão
sair com uma bandinha na frente da passeata e já sabem o que falar. Se quiserem
podem vir ajudar na divulgação.
MÃE DA HENRIETA:
- Então até logo, foi ótimo
saber que vocês já estão trabalhando para sanar o problema.
NARRADOR:
E todos saíram satisfeitos, dizendo:
Até logo...Agora vamos falar com as diretoras das outras escolas.
Sobre o
Projeto
Este Projeto concorreu e foi premiado no 1º Concurso de
Projetos e Práticas Pedagógicas do Programa Cidade Educadora de Salvador, na
categoria Professor Grupo 3, em novembro de 2010 .
O Prêmio constou de
um Certificado, um troféu e uma máquina fotográfica.
O concurso foi promovido pela Editora Aymará e a Secult de
Salvador
Nenhum comentário:
Postar um comentário