PROJETO MAGIA, CANTOS
E ENCANTOS DE SALVADOR
![](file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CNancy%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtml1%5C02%5Cclip_image002.jpg)
SALVADOR
2012
PROJETO MAGIA, CANTOS
E ENCANTOS DE SALVADOR
SALVADOR
2012
Título: Magia,
Cantos e Encantos de Salvador
Tema:
Aniversário de Salvador
1. Identificação da Escola e Cronograma:
Nome da Escola: Escola Municipal Anjos de Rua
Endereço: Rua
Deputado Paulo Jackson s/n, Piatã,Salvador, Bahia
Público-alvo: 1º ao 5º Ano do Ensino
Fundamental
Professores
envolvidos: Equipe de professores da Escola Municipal Anjos de Rua
Tempo de duração :
( Início em 05 /03 de 2012 e culminância em 04/03 de 2012
Problemática a ser estudada:
Salvador estará completando 463 anos, como podemos utilizar este evento para que os alunos aprendam mais sobre a história da
cidade onde vivem e evoluam em sua oralidade, leitura, escrita, produção de
textos e seu senso crítico?
3. Justificativa
Justifica-se trabalhar com este
Projeto porque Salvador estará completando 463 anos em março. Este fato
desperta interesse por informações e é um conteúdo contextualizado, sentimos
necessidade de trabalhar com o mesmo em nossas aulas de Língua Portuguesa de
forma interdisciplinar, uma vez que utilizamos os eixos desta disciplina nas
demais.
A História da cidade é muito
importante, não só para os habitantes locais, mas também para os brasileiros em
geral, porque aqui é o berço da História do Brasil. Para conhecer todo o
processo de desenvolvimento da cidade, os principais hábitos e costumes do seu
povo, os alunos farão pesquisas, assistirão a vídeos, documentários, ouvirão
musicas e lendas para que através de
intervenções didáticas durante este Projeto desenvolvam suas habilidades de
leitura, escrita e principalmente a oralidade que é um instrumento social e é
necessário que os alunos percebam seu valor e sua função na construção da
informação e do conhecimento, pois é principalmente através da fala que nos
comunicamos, expressamos nossas idéias, opiniões, podemos narrar fatos e
conhecer tradições dos mais variados lugares.
4. Objetivos:
Objetivo Geral
Proporcionar às crianças através de atividades, oficinas,
pesquisas, discussões e debates, conhecimentos que permitam a elas se
perceberem como agentes construtores da história pessoal e da sua comunidade,
ainda que o contato e o uso dos recursos tecnológicos os auxiliem no processo
de seu aprendizado.
Objetivos
Específicos:
·
Sistematizar o conhecimento dos alunos sobre a
História de Salvador ;
·
Conhecer o Patrimônio Público da cidade: museus,
fortes, praças igrejas e pontos turísticos;
·
Desenvolver as habilidades de ouvir e utilizar a
fala para expressar idéias, emitir opiniões e pontos de vista;
·
Produzir textos orais, individuais ou coletivos,
a partir de temas propostos e livres;
·
Conhecer tecnologias utilizadas em Salvador para
melhoria da vida de seus habitantes;
·
Proporcionar o contato e o uso dos recursos
tecnológicos, como aliados ao processo de aprendizagem;
5. Conteúdos
Conteúdos Conceituais
(por área de conhecimento)
Língua Portuguesa:
Oralidade:
·
Exposição de idéias
·
Argumentação
Leitura:
·
Leitura de textos diversos, relativos aos
assuntos, em livros, revistas, jornais, etc.
Escrita:
·
Produção de textos de gêneros variados:
(relatórios, listas, panfletos,
cartazes, poemas, acrósticos, murais, etc.)
Matemática:
·
Trabalhar problemas, gráficos e tabelas que
envolvam dados relativos ao assunto, utilização do calendário.
Geografia:
O Lugar e a Paisagem
·
Ocupação da zona urbana de forma desorganizada e
falta de infra-estrutura adequada.
·
Localização da cidade em mapas do Estado, Região
e País.
·
Patrimônio Público da cidade: museus, fortes,
praças igrejas e pontos turísticos.
·
Fenômeno da Verticalização.
·
Os Meios de Transporte na cidade ao longo da
história.
História:
·
Valorizar as ações de cada um como contribuição
para a vida da sociedade.
·
Observação de fotos em linha do tempo.
·
Confecção de mural sobre O aniversário da Cidade.
Ciências:
Recursos Tecnológicos:
·
Saneamento básico como técnica que contribui
para a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.
·
Conhecer tecnologias utilizadas em Salvador para
melhoria da vida de seus habitantes.
Artes:
·
Produção de maquetes, cartazes, murais, desenhos
e pintura de gravuras sobre o assunto e objetos feitos com material reciclado.
6. Disciplinas envolvidas:
O Projeto será desenvolvido de
forma interdisciplinar, contemplando todas as disciplinas, ou seja: Ciências,
Língua Portuguesa, Artes, Matemática, Geografia e História.
7. Metodologia:
Projeto interdisciplinar constando
das seguintes etapas:
·
Sensibilização
·
Coleta de material
·
Levantamento do conhecimento prévio dos alunos
·
Assistir vídeos e documentários sobre a cidade e
sua História.
·
Fazer a divisão das tarefas de forma organizada
para trabalhos em grupo.
·
Construir uma ficha, com os alunos, para
anotarem suas observações
·
Discussões e debates
·
Oficinas, pesquisas
·
Ouvir músicas relativas ao assunto.
·
Trabalhar as letras das músicas relativas ao
assunto
·
Trabalhar textos relativos ao assunto.
·
Produzir textos relativos ao assunto.
·
Trabalhar
situações problema em tabelas ou gráficos de barras ou colunas.
·
Trabalhar
o calendário.
·
Trabalhar
Linha do Tempo.
·
Oficinas de desenhos, pinturas, sucatas e
maquetes.
·
Proporcionar
o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de
aprendizado
·
Relatórios de conclusão
·
Portifólio das atividades e ações
·
Culminância do Projeto.
8. Recursos:
Recursos Humanos:
O material
humano que utilizaremos no Projeto:
Professores e
alunos funcionários para deslocarem objetos e darem suporte ao trabalho.
Recursos Materiais:
Papel ofício,
quadro branco, piloto, lápis, borracha, lápis de cor, caderno, atividades
impressas, hidrocor, cola, tesouras, cartolina, papel Carmem, sucatas e
materiais recicláveis, figuras de materiais recicláveis e não recicláveis para
fazer murais, pequenos objetos para fazer maquetes, textos de jornais, revistas
e livros didáticos, livros para-didáticos: João Lambão, A Magia do Lixo, O
menino que quase morreu afogado no lixo. O Saci e a Reciclagem do Lixo.
Músicas: Herdeiros do Futuro, Lixo no Lixo, Amiga Recicléia, Ratinho: Rap do
Reciclar. Vídeo: Segredos do Mar.
Mídias e Tecnologias Disponíveis Para Integrar o Projeto
Caixa de som,
microfone, rádio, computadores, gravador, impressora, câmera fotográfica,
filmadora,TV ,CD Player, Datashow, Micro System, mídias de CD e DVD
9. Registro do processo
O desenvolvimento do Projeto será
registrado em fichas de acompanhamento das ações, através de fotografias e
filmagem e do portifólio com diversas atividades relativas ao projeto.
10. Avaliação
do Projeto:
·
Será feita no decorrer do projeto com o objetivo
de redimensioná-lo, a fim de atingir os objetivos.
Avaliação do Aluno:
·
A avaliação será processual, durante a duração
do Projeto será observado o interesse e a participação dos alunos. As novas
informações adquiridas sobre o tema, as dúvidas, as questões esclarecidas e as
conclusões construídas serão avaliadas e compartilhadas constantemente.
Serão usados os seguintes instrumentos:
·
Avaliação oral
·
Participação nas ações e atividades
·
Atividades escritas (textos, relatórios, murais)
11. Resultado Esperado:
Ao concluir este
Projeto interdisciplinar esperamos que através das intervenções didáticas
aplicadas os alunos desenvolvam as suas habilidades de leitura,
escrita, interpretação de texto, sua oralidade e ainda seu senso crítico.
Esperamos que tenham aprendido sobre a história da Cidade de Salvador,seu
desenvolvimento ,os hábitos e costume do seu povo e ainda que eles percebam-se como agentes construtores de sua história pessoal e da
sua comunidade e que o contato e o uso dos Recursos Tecnológicos os
auxiliem no seu processo de aprendizado e que possam atingir todos os objetivos
propostos.
12.Divulgação e Socialização do Projeto:
O projeto será
divulgado nos quadros de aviso das Escolas e quando finalizado será socializado
nos A.C das Escolas com Diretoras, coordenadoras e professores.
Durante a
realização do Projeto cada turma irá para o Laboratório de Informática, onde tem Televisão, DVD e Datashow e assistirá a vídeos sobre o assunto.Assistirão
também a exibição de slides com a
utilização do Datashow, para
observarem as etapas do Projeto.
Na Culminância do Projeto, aberta à visitação
das pessoas da comunidade, os alunos terão a oportunidade de demonstrar o que
aprenderam no decorrer do Projeto. Serão também expostos objetos feitos nas
oficinas com sucatas, bem como o portifólio com diversas atividades relativas
ao Projeto.
12. Referências Bibliográficas
REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS:
A ORALIDADE: UM OBJETO DE ENSINO MEDIADO PELO
ESTUDO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS ORAIS
http://thebookshq.com/download/entrevistas-sobre-generos-orais-3.html
ARPELAU NO PLANO INCLINADO , SALVADOR - BAHIA
DIÁRIO DE CLASSE – CICLO II
http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/index.php
ELEVADOR LACERDA - SALVADOR - BAHIA
Emissário - A luta por saneamento para Salvador continua
http://www.youtube.com/watch?v=TY0-4CkM0aM
Exposição da Embasa mostra
investimento do governo em água e saneamento
http://www.youtube.com/watch?v=1u2zhZBrYh0
GÊNEROS ORAIS:
UMA NOVA PROPOSTA DE ABORDAGEM DO ENSINO
http://www.revistaeutomia.com.br/volumes/Ano1-Volume1/linguistica-artigos/Rafaela-Peixoto.pdf
Itaparica (catamarã)
http://www.youtube.com/watch?v=_ulVdzcnQM8
Nana
Caymmi - Você já foi a Bahia?
http://www.youtube.com/watch?v=MYeXOoAXm5c&noredirect=1
Salvador prepara sistema integrado de transporte para a copa
de 2014
SANEAMENTO EM SALVADOR - EMISSÁRIO SUBMARINO - GOVERNO DA BAHIA
Volta no catamarã Ilha de Itaparica
www.youtube.com/watch?v=e0hRgYYTaO8
Anexos :
Veja vídeo de Apresentação do Aniversário de Salvador e fotos na
Galeria de fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário